10 dicas para conquistar mais seguidores no Instagram

O Instagram já tem um lugar especial em nosso cotidiano e é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, tanto para se conectar com pessoas, quanto para se conectar a empresas. Se você é empreendedor, seja qual for o ramo, precisa ter uma conta nesta rede social. 

O Instagram já ultrapassou a marca de 700 milhões de usuários, em um ritmo de crescimento que é o mais rápido já registrado pela rede social. A plataforma é um dos principais produtos atuais do Facebook – para quem não lembra, Mark Zuckerberg pagou, em 2012, US$ 1 bilhão pelo Instagram.

E enquanto os Estados Unidos continuam como o país campeão em registros, o Brasil aparece em segundo lugar, com mais de 45 milhões de usuários. Hoje, 80% dos utilizadores do Instagram se encontram fora dos EUA, com Reino Unido, Japão e Indonésia completando o ranking dos cinco países que mais utilizam a plataforma.

Os 700 milhões de usuários colocam a rede social à frente do Twitter, com quase duas vezes mais perfis, e aproxima ainda mais a plataforma de outras redes sociais do Facebook, como o WhatsApp e o Messenger, com 1,2 bilhão de usuários cada.

Há pouco tempo, o Instagram sofreu mudanças pontuais na forma como opera. Do lado positivo, agora, o usuário pode postar, por exemplo, fotos que não são quadradas, curtir com coração os comentários, adicionar histórias no Stories. As ferramentas e filtros de edição também ficaram mais interessantes, sem contar que é possível ter conversas privadas. Do lado negativo, eles mudaram a maneira como o algoritmo funciona e, para muitos, o engajamento (curtidas e comentários) vem diminuindo.

Mas o Instagram continua sendo uma plataforma poderosa para empreendedores, afinal de contas, todo mundo está na rede social. Por isso, não desanime com as mudanças, continue trabalhando em prol dos seus seguidores/clientes.

Separei aqui, algumas dicas para que você continue conquistando novos seguidores no seu perfil do Instagram. Vamos lá.

 

Leia também:

10+1 Dicas para bombar o seu Instagram

1 – Produza um conteúdo criativo

Ser criativo e original é a melhor maneira de ganhar a atenção de um seguidor potencial. Quando você define sua persona, ou seja, o cliente ideal para o seu negócio, fica muito simples produzir conteúdo. A partir dessa definição, você precisa testar e descobrir quais conteúdos chamam mais a atenção dos seus seguidores e potenciais seguidores. Não adianta ficar falando sobre gatos para quem tem alergia a pêlos, por exemplo.

A criatividade do seu conteúdo sempre será a variável decisiva na sua capacidade de obter uma publicação para via viral. Lembre-se sempre: o conteúdo é rei. O seu conteúdo precisa ser de qualidade, ele deve chamar a atenção e gerar a transformação do seu cliente.

Por isso, não poste por postar. Não pense: “Ah, não tem nada no meu perfil, vou colocar isso aqui mesmo.” Não faça isso. Pense no conteúdo com carinho, gaste alguns minutos ou horas preparando uma postagem, uma legenda boa. E ofereça conteúdo, não propaganda. Se o conteúdo é bom, as pessoas procuram pelo seu produto ou serviço.

Se você ainda não tem uma persona, leia este texto aqui: Guia completo para criar o cliente ideal do seu negócio

2 – Promova a sua marca de forma cruzada

Encontre perfis que façam coisas semelhantes ao que você está tentando fazer com sua marca e se ajudem. Nada como uma parceria neste mundo vasto da internet. Por exemplo, se você estiver montando um blog de moda, encontre outros blogueiros nesse espaço com um seguimento similar e promovam-se mutuamente. Se ambos tiverem 2 mil seguidores, o objetivo seria atingir os 4 mil seguidores. Então, você pode fazer outro parceiro – desta vez, um com 5 mil seguidores, assim como você. E assim por diante.

E não tenha medo de ir atrás de parcerias. Se não fizer nada, o “não” você já tem. Tentando, pode ser que você consiga um “sim”. Mostre seus resultados, seus objetivos, explique que você tem um planejamento bem feito e que ambas as marcas podem obter resultados expressivos.

3- Dê atenção aos seguidores

O pequeno ato de curtir ou responder um comentário, nem que seja um ‘Bom dia’, pode significar muito dentro de uma rede social. Isso demonstra que você é real e dá atenção aos seus seguidores. Não adianta fazer isso apenas na hora de vender um produto ou serviço. É preciso criar uma relação de amizade e confiança.

Não deixe seguidores sem respostas ou esperando dias para obter uma informação. Caso você tenha muitas atividades e ninguém para te ajudar nesta função, separe um horário do dia apenas para curtir e responder aos comentários. Também é interessante avisar à audiência que você tem horários definidos para responder. Assim, ninguém fica frustado ou esperando uma resposta imediata. 

 

Leia também:

4- Use hashtags

Os posts com hashtags funcionam um pouco melhor em média do que aqueles sem. Por mais simples que pareça, os hashtags fazem a diferença – apenas certifique-se de evitar os banidos ou de temas que não tenham afinidade com o seu conteúdo.

Seja estratégico em relação às hashtags. Estudos e estatísticas provam que usar três a cinco hashtags é ideal na plataforma de mídia social, mas faça testes. Não existe regra fixa!

A hashtag precisa ser relacionada ao tema que você está postando. Não funciona se você coloca hashtags aleatórias que não têm nada a ver com o que você fala no seu perfil no Instagram. Hashtags são importantes para atrair o público certo para a sua postagem.

5- Avise sua audiência sobre as atualizações do seu feed

A verdade é que o algoritmo do Instagram mudou e pode ser que nem todos os seus seguidores estejam recebendo suas notificações. Não adianta reclamar ou ficar com raiva. O jeito é adaptar-se às regras, afinal de contas, todos nós somos apenas usuários da plataforma.

Uma boa dica é usar o Stories para avisar sobre novas publicações no feed. O Stories é o queridinho do momento, então, o conteúdo dele ainda é entregue de forma massiva. Faça um vídeo falando para os seus seguidores sobre as novas fotos ou imagens publicadas no feed. 

6 – Foque em um tema

Escolha um tema para sua conta do Instagram, concentre-se nisso. Se o seu feed tiver fotos de alimentos, memes, cães e imagens de um nascer do sol, as pessoas não saberão o que você representa e não serão tão atraídas por você. Seja específico, tenha objetivos.

Você até pode falar sobre alguma novidade do momento ou mostrar uma foto sua em um lugar diferente, mas a intenção do seus Instagram deve ser específica. Se você coloca fotos e assuntos aleatórios, é bem provável que os seguidores fiquem confusos e parem de te seguir.

Para se concentrar em um tema, lembre-se da sua persona – seu cliente ideal -, e do seu objetivo. O conteúdo do seu feed é baseado nessas duas determinantes. 

Leia também:

7-  Interaja com o público

Não tenha medo de dizer aos seus seguidores exatamente como eles podem ajudá-lo a melhorar seu conteúdo. Converse com os seguidores/clientes como se eles fossem seus amigos. Não seja um robô, seja humano! Faça postagens com perguntas, responda diretamente os comentários. Tenha sempre em mente: o Instagram é uma rede social, então socialize 

Não use linguagem técnica demais, não use palavras grosseiras, não deixe ninguém sem resposta. Supere o medo de gravar vídeos e faça Stories perguntando se as pessoas estão gostando dos seus conteúdos, se elas têm dúvidas, se elas querem novidades. Você não tem bola de cristal, então pergunte diretamente a sua audiência.

8 – Edite suas fotos

Para publicar seu melhor trabalho, edite suas fotos com um editor mais sofisticado do que o próprio Instagram. Snapseed pelo Google e Photo Editor da Aviary são excelentes aplicativos de edição gratuita. Se você está começando ainda, não precisa ser nada profissional, mas também não pode ser algo desleixado e feio.

Mesmo que seja usando apenas o editor do próprio Instagram, gaste alguns minutos enquadrando bem a foto/imagem, melhore a luz, o foco, teste filtros diferentes. Todo mundo gosta de ver imagens bonitas e bem editadas. Atualmente, existem vários tutoriais no Google e no YouTube que podem te ajudar. 

9 – Seja original

Veja o que todos estão fazendo e procure um ângulo ou uma perspectiva diferente. Inspire-se com o trabalho dos outros e busque sempre fazer algo diferente, com o seu olhar e seu toque. Faça algo que te marque e destaque o seu trabalho. Isso vai te diferenciar dos outros, além de ajudar seus seguidores a identificarem facilmente suas postagens.

Se você acha que não tem criatividade, leia este texto aqui: 20 dicas infalíveis para ter mais criatividade

Leia também:

10 -Trabalhe nisso com vontade

Se você acha que rede social é coisa de “gente que não tem o que fazer”, está na hora de mudar essa percepção. Por meio do Instagram, você conquista clientes fieis, mas, para isso, é preciso se dedicar. Encare o Instagram como um braço do seu empreendimento, ou seja, como parte real do seu trabalho. 

Publique conteúdo diariamente e, se possível, mais de uma vez ao dia. O Instagram prioriza as postagens quem está ativo na plataforma. Sem contar que seus seguidores querem ver o seu trabalho. Se você posta uma vez a cada dois meses, dificilmente conseguirá muitos seguidores/clientes.

Dica bônus

10+1 – As postagens não são sobre você

Este é o momento de deixar o ego de lado. Suas postagens devem ser sobre o seu cliente. O conteúdo precisa ser feito pensando na transformação do seu cliente, tudo deve gerar um impacto positivo no próximo. Não tenha medo de entregar conteúdo gratuito de qualidade. Se o seu conteúdo é bom, se o seu trabalho é interessante e bem feito, as pessoas vão comprar seu produto, vão procurar pelo serviço que você oferece. 

Leia também:

Use o Instagram nos seus negócios

Se você tem uma empresa, oferece um serviço ou tem um produto, é essencial que você esteja presente no Instagram. Realmente presente! Seu público está lá, porque todo mundo está lá. Então, se você não tem um perfil nesta rede social ou tem, mas não atualiza diariamente, está na hora da mudar essa situação.

Para ter ideias e inspirações, analise os perfis de grandes empresas e pessoas que você gosta e admira. Não é para copiar, apenas se inspirar. Aos poucos, você cria a sua própria identidade.

Comece aos poucos, colocando fotos simples, um texto bem feito. O importante é atualizar diariamente e criar um conteúdo consistente e importante. Pessoas gostam de bom conteúdo. Com o tempo, comece a dar valor a uma boa foto, uma boa imagem, isso conta muito em redes sociais que prezam por fotos/imagens, como o Instagram.

Ouça o seu público, responda aos comentários, tanto os comentários postados nas fotos quantos os enviados por inbox. Nunca deixe seguidores com dúvidas. Se eles te seguem é porque gostam de você e do seu trabalho, então não os decepcione.

Como está o feed do seu Instagram? Você está criando conteúdo de qualidade?