10 dicas para criar conteúdo para Redes Sociais

Você gosta de criar conteúdo para as mídias sociais ou isso é uma tarefa muito complicada? Para você, é melhor separar um dia da semana para produzir posts para semana inteira ou simplesmente esperar que a inspiração apareça para que você publique algo no Instagram ou no Facebook?

Se você empreende e utiliza as redes sociais para divulgar o seu trabalho, um passo muito importante já foi dado. Afinal de contas, todo mundo está no mundo digital, seu cliente está nas redes sociais o tempo todo, logo, você também deve estar lá.

Mas sempre surgem dúvidas como: o que o meu público gosta de ver nas redes sociais? Meu conteúdo é bom? Como posso conseguir mais engajamento? O que eu preciso para criar mais conteúdo nas minhas redes sociais?

São dúvidas pertinentes e que devem ser levadas em consideração na hora de divulgar seu trabalho na internet. As mídias sociais têm um poder muito grande de alcançar milhares de pessoas. Engana-se quem pensa que Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc, são apenas “redes sociais” ou “coisa de quem não tem o que fazer”.

O segredo está em como você utiliza essas redes sociais. Atualmente, é muito mais barato e eficiente anunciar e divulgar seu trabalho, ou seja, seu produto ou serviço, nas redes sociais do que em mídias tradicionais como Televisão, Rádio e Jornal Impresso. O alcance é muito maior e a conversão também.

Criar conteúdo de valor e que gere engajamento não é um bicho de sete cabeças. É importante que a publicação tenha um objetivo, ou seja, não publique um post só para atualizar seu perfil; e que ela gere a transformação do seu cliente ou futuro cliente.

Conquistar seguidores e curtidas é fácil. Basta investir em anúncios. O desafio é angariar seguidores, likes e comentários de forma orgânica. E mais do que isso, criar um relacionamento forte e duradouro com os seguidores. São essas pessoas que vão acreditar no seu trabalho.

Para te ajudar nessa tarefa, separei aqui algumas dicas matadoras para fortalecer seu relacionamento com a sua audiência.

10 dicas para criar conteúdo para Redes Sociais

1- Conheça de verdade a sua audiência

Vamos começar pela dica mais simples e óbvia. A pergunta que não quer calar: você conhece a sua persona? Para quem é o seu produto ou serviço? Se não sabe, fica difícil criar um conteúdo atraente.

Quanto mais conhecemos nossa persona, o Cliente Ideal para o seu Negócio, mais fácil é escrever um post de valor. Definir suas personas garante que todos os conteúdos desenvolvidos por você estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse.

2-Use a linguagem do seu público

Tão essencial quanto conhecer sua persona, compreender a maneira como ela se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Cada empresa tem uma forma de conversar com a sua audiência. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com o diretor de uma empresa e com um jovem estudante. Cada uma destas pessoas entende e se identifica com um tipo de linguagem diferente.

Descubra quem é seu público, a maneira como ele se comunica e como é que você deve abordá-lo. É um público jovem? São adultos? Idosos? São homens ou mulheres? Solteiros ou casados? Empregados ou desempregados? Empreendedores ou não? São mais sérios ou descolados? Falam gírias? Descubra tudo isso.

 

Leia também:

3-Coloque-se no lugar da sua audiência

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

  • Qual a transformação que esse conteúdo gera?
  • Este conteúdo tem valor?
  • A postagem pode me ajudar a resolver algum problema?

Este exercício parece simples, mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Trate seu conteúdo com atenção e carinho e compartilhe materiais relevantes.

4- Faça conteúdos diferentes para cada rede social

Esta dica vai para você que posta o mesmo conteúdo, da mesma maneira, em todas as redes sociais. Copiar e colar um texto ou imagem em diferentes lugares pode não ser uma ideia tão eficiente.

Cada rede social tem um formato de conteúdo que engaja mais. Postar conteúdos únicos e exclusivos em plataformas diferentes garante que seu conteúdo será entregue da melhor maneira possível para seus seguidores.

Utilize imagens, vídeos, podcasts e quaisquer outros formatos que façam sentido para seu público e as redes sociais que você utiliza.

Entenda como sua audiência se comporta em cada mídia social. Seus seguidores preferem textos grandes no Facebook? Gostam de fotos do seu dia a dia no Instagram? Eles preferem enviar perguntas pelo Twitter?

5- Converse com os seus seguidores

Faça perguntas, peça a opinião e escute tudo que o seu público falar para você ou de você. Permitir que exista esta interação entre sua marca e os seguidores te auxilia a criar um bom relacionamento com sua audiência e ainda permite que você consiga ter novas ideias sobre conteúdos que podem ser uteis.

Então, sempre que postar algum artigo no Twitter, Facebook, Linkedin ou outra rede social, pergunte o que seu público acha. Além do seu público se sentir incluído, ele estará mais disposto a interagir com você.

Responda aos comentários, tanto os positivos quanto os negativos. Lembre-se de ser educada sempre. Responda inbox. Nunca deixe um seguidor sem resposta, mesmo que demore, responda!

 

Leia também:

6- Seja você mesma

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no LinkedIn, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil empresarial. Seja educada e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público.

Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores. Ninguém gosta de mensagem padrão ou impessoal demais. 

7- Você não precisa estar em todas as mídias

Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat. Existem diversas redes sociais. É muito importante ter a noção de que você não precisa estar presente em todas elas. É preciso analisar, ao escolher onde você vai atuar alguns itens, como, por exemplo:

  • Qual é o diferencial que cada uma oferece;
  • Onde ela se encaixa dentro de sua estratégia;
  • Onde o seu público é mais presente;
  • Se você tem condições e equipe para alimentar conteúdo em tantas redes.

O último item é muito importante, pois, de nada adianta sair por aí cadastrando o perfil da sua empresa em cada rede social nova que é lançada e deixá-la às moscas sem ser alimentada.

Antes fazer um trabalho consistente em algumas que sejam principais dentro da sua estratégia do que dividir seus esforços e não fazer um bom trabalho em nenhuma delas.

8- Tenha objetivos

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido. Do que você mais precisa? Aumentar sua visibilidade? Melhorar a sua imagem?

Aprimorar o relacionamento com os seus públicos? Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno.

 

Leia também:

9-Tenha uma identidade e mantenha esse padrão

As redes sociais são ambientes feitos, em um geral, para promover a conversa entre pessoas. Digamos que, de certa forma, sua marca é quase que uma “intrusa” nesse ambiente.

Por isso já falamos sobre a importância de ser “humano”, “ser você mesma”. Uma outra dica relacionada a isso, é você criar uma identidade.

Uma marca com uma forte presença é aquela que, quando posta algum conteúdo, todo mundo já sabe que foi ela que postou.

Uma boa dica é criar um manual de identidade, com maneiras com a qual a sua marca costuma cumprimentar, responder dúvidas, se despedir, e até como ela escreve algumas palavras que possuem escritas de possibilidades variadas.

10- Preste atenção no que está acontecendo

Utilizar de inspiração alguma situação atual, comentar algum evento de importância para sua Persona ou brincar com algum meme famosinho do momento são excelentes táticas para criar engajamento com o seu público, por isso é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo.

Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado.

 

Leia também:

Seu conteúdo tem valor?

Na hora de criar um conteúdo para as mídias sociais, o ponto que deve ser levado em consideração é: ele é importante? Ele gera transformação em alguém? Como esse conteúdo ajuda uma pessoa? Esse conteúdo tem valor?

A internet é mundo infinito de informações e se você faz um conteúdo sem intenção, ele é apenas mais um nessa imensidão. Se você posta uma frase motivacional da Clarice Lispector, é apenas mais um post, não “o post”.

Se você apenas reposta conteúdo dos outros, está perdendo tempo. Se você posta por postar, também está perdendo tempo. Se você posta sem objetivo, também está perdendo tempo.

Organize-se e coloque a atualização das suas redes sociais como uma tarefa importante. Separe um dia da sua semana para pensar em todas as suas postagens. Se não for possível separar um dia só para fazer isso, pare todos os dias pelo menos uma hora. 

Faça um calendário editorial, separe o que você falará em cada dia da semana, pense em temas para gravar vídeos e fazer lives. Invista em imagens de qualidade e textos com informações relevantes. Leve isso a sério.

E você, como tem atualizado suas redes sociais? Conta aqui para gente.