10 dicas para manter a motivação no seu dia a dia

Você se considera uma pessoa confiante? Você consegue se auto-motivar? Sabe como criar sua própria energia, mesmo quando várias coisas chatas acontecem no seu dia?

Ter confiança é uma das chaves para o sucesso. Afinal de contas, se você não confia no seu potencial, dificilmente outras pessoas confiarão. Se você oferecer um produto ou serviço sem confiança, isso ficará nítido e, provavelmente, ninguém comprará o que você está oferecendo. Se você apresenta um projeto sem muita confiança, ninguém te levará a sério. Pessoas confiantes despertam o interesse dos outros.

Todo mundo tem um estoque de confiança dentro de si. Esse sentimento pode surgir enquanto você participa de uma competição esportiva, por exemplo, ou durante a apresentação de um tema no qual você é expert. Enfim, todo mundo tem lá no fundo seu nível de confiança. O problema surge quando você precisa criar essa confiança, principalmente, na hora de encarar grandes desafios e experimentar novas possibilidades.

A confiança é um sentimento e, como qualquer sentimento, pode ser manipulado até certo ponto. Você pode estimular a sua autoconfiança. Pode criar sua energia, mudar o seu mindset. Quando entendemos que podemos mudar nossa condição, nosso estado de espírito, tudo a nossa volta se modifica. Querer conquistar mais confiança significa não querer ser refém das circunstâncias e sim líder da própria vida.

Leia também:

10 dicas de como ter mais confiança

Separei aqui 10 dicas de como conquistar a autoconfiança. Você vai perceber que algumas dicas são bem simples de serem executadas. O grande problema de algumas pessoas é que, às vezes, elas querem complicar demais, querem fórmulas mágicas e super difíceis para superarem seus bloqueios e desafios.

Mas as coisas podem ser mais simples do que a gente pensa. Pequenos hábitos diários podem nos ajudar a ter mais confiança, a acreditar em nós mesmos. Uma música super animada e com uma letra incrível podem te dar mais motivação do que você imagina. 

Comece a dar valor aos pequenos hábitos do seu dia a dia e acrescente nele doses diárias de motivação, de autoconfiança. Vamos às dicas:

1-Ouça música que motivem

Nada como uma boa música para animar e jogar para longe qualquer tristeza ou preocupação. Que tal montar uma playlist com músicas que você ama e que te deixam com o astral lá em cima. Ouvir uma boa música é energizante, traz muita motivação e confiança. Escolha músicas que realmente te elevam para um nível de motivação. Bateu a tristeza, o desânimo, o cansaço? Coloca a playlist para tocar. Pode ser no celular, no computador, no som do carro.

Já acessou a playlist das músicas do NCW2017? Clica aqui

2-Arrume-se

Parece bobagem, mas experimente tirar o pijama e colocar uma roupa que você goste. Que tal soltar o cabelo e passar um batom? Faça isso e olhe-se no espelho. A autoestima vai lá em cima e a confiança também. Se você não está bem consigo, é bem provável que tudo a sua volta não fique bem também. Então cuide-se um pouco, fique feliz com você mesmo. Independentemente do seu estilo, aparência física, gosto…o importante é estar bem e feliz.

Trata-se de parecer melhor para você. Tornar-se mais agradável para seus próprios olhos pode fazer você se sentir mais confiante, dando-lhe o impulso que você precisa para navegar seu próximo passo de ação rumo ao sucesso. Não precisa torrar o cartão de crédito comprando roupas novas. Simplesmente dê atenção a você, separe uns minutos a mais para escolher uma roupa que você gosta, troque o sapato que você usa quase todos os dias, faça um penteado diferente ou solte este rabo de cavalo.

Leia também:

3- Faça a “postura de poder”

Em geral, pensamos em nossa linguagem corporal como um reflexo de nossos pensamentos e sentimentos, mas, como se mostra, o contrário também é verdade. Nossa postura pode ter um efeito significativo no nosso diálogo interno; e se aproveitado adequadamente, pode ser usado para se sentir mais confiante.

De acordo com a psicóloga Amy Cuddy, em uma palestra no TED, uma “postura de poder”, feita por vários segundos pode aumentar sua confiança em quase qualquer situação. Qual é essa “postura de poder”? Pode ser imitando um super heroi ou alguém que você admira.

É uma postura que faz você se sentir maior, você estende os braços sobre a cabeça em uma posição de vitória ou pode colocar as mãos nos quadris com os cotovelos erguidos. Experimente fazer isso quando tiver que encarar um dia complicado.

4- Faça algo que você goste

Você provavelmente já percebe que a confiança raramente é limitada a um evento isolado. Se você fizer uma palestra pela manhã e agradar várias pessoas, é bem provável que você passe o resto do dia confiante. Então que tal fazer todos os dias algo que realmente te motive durante o dia todo?

Faça algo que você goste, isto te trará mais confiança para fazer qualquer coisa. Pode ser uma corrida, uma leitura, ouvir música, tomar café num local diferente. Tenha hábitos rápidos e simples para que você possa realizá-los todos os dias, sem que isso comprometa suas atividades principais.

Leia também:

5- Lembre-se de um momento incrível

Este truque decorre da mesma ideia do anterior; seu estado mental não se limita a ser o resultado do aqui e agora. Se você precisar de um aumento adicional de confiança, visualize-se em um momento passado, onde realmente teve confiança ou sentiu-se poderoso.

Lembre-se de um atendimento muito bom que você fez, uma meta alta que você atingiu, aquela nota incrível que você tirou na prova, da alegria de conquistar o primeiro cliente. Momentos com a família e os amigos também trazem muita energia.

Dê valor às suas conquistas e lembre-se diariamente delas. Quando bater o desânimo ou a falta de confiança, pare e lembre-se de tudo que já fez e conquistou. Lembre-se das dificuldades superadas, dos desafios enfrentados. Lembre-se que você é capaz de conquistar seus objetivos. 

6- Dê uma olhada em si mesmo

Há uma diferença entre presunção e confiança. Confiança significa que você acredita que você pode fazer o trabalho, conquistar seus objetivos. Ou seja, essa confiança é fruto de um trabalho árduo. Mas quando sua confiança excede suas habilidades, você cruzou a linha para a arrogância. E você precisa saber essa diferença.

A verdadeira confiança está firmemente plantada na realidade. Para aumentar sua confiança, é importante fazer uma auto-avaliação honesta e precisa de suas habilidades. Se houver fraquezas em seu conjunto de habilidades, faça planos para fortalecer essas habilidades e encontre maneiras de minimizar seu impacto negativo.

Ignorar suas fraquezas ou fingir que elas não têm força não as fará desaparecer. Da mesma forma, ter uma compreensão clara de seus pontos fortes permite que você remova alguns dos comentários e críticas mais infundados que você pode ouvir na sua trajetória profissional – e isso cria confiança.

Leia também:

7- Tenha coragem de dizer ‘NÃO’

Pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia, no Estados Unidos, mostraram que, quanto mais dificuldade você tem em dizer ‘não’, maiores são as chances de estresse e depressão. As pessoas confiantes sabem que dizer que ‘não’ é saudável e que, às vezes, é preciso fazer isto.

Quando é hora de dizer não, as pessoas confiantes evitam frases como “Eu acho que não posso” ou “Não tenho certeza”. Elas dizem ‘não’ com convicção porque sabem que já têm outros compromisso e metas.

8- Dê valor às pequenas vitórias

As pessoas confiantes tendem a se desafiar e a competir, mesmo quando seus esforços produzem pequenas vitórias. Pequenas vitórias criam novos receptores de andrógenos nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela recompensa e motivação.

Este aumento nos receptores de andrógenos aumenta a influência da testosterona, o que aumenta sua confiança e sua ânsia de enfrentar os desafios futuros. Quando você tem uma série de pequenas vitórias, o impulso em sua confiança pode durar meses.

Leia também:

9- Encontre um mentor

Nada constrói confiança como uma pessoa talentosa e experiente mostrando o caminho a ser seguido e elogiando quando o trabalho é bem feito. Um bom mentor pode agir como um espelho, dando-lhe a perspectiva de que você precisa acreditar em si mesmo.

O conhecimento gera confiança – saber onde você está, te ajuda a concentrar sua energia de forma mais eficaz. Procure alguém em que você possa se espelhar e até mesmo pedir ajuda e conselhos. Ninguém nasce sabendo de tudo, por isso, não tenha medo de fazer perguntas e procurar ajuda quando preciso.

10 -Seja assertivo, não agressivo

A agressão não é confiança; é falta de educação. E quando você está inseguro, é fácil escapar à agressividade sem querer. Pratique a autoconfiança sem se tornar agressivo (e pisar nas pessoas à sua volta).

Você não conseguirá alcançar isso até que você aprenda a manter suas inseguranças à distância e isso aumentará sua confiança.

Leia também:

Como você faz para resgatar sua autoconfiança?