10 hábitos que te impedem de ser feliz

10-habitos-negativos-que-destroem-sua-felicidade

Você feliz? Você se sente totalmente realizado com a sua vida, seu relacionamento e profissão? Você acha que não é possível ser plenamente feliz em todas as áreas da sua vida? Quem sabe você mesmo não é o responsável por isso?

Estamos constantemente em busca da felicidade. Todos os dias, fazemos escolhas na vida que afetam a forma como sentimos e pensamos. Geralmente, acreditamos que estamos tomando boas decisões que nos aproximarão de um estado de bem-estar. Procuramos, naturalmente, evitar o medo e criar uma vida confortável.

O único problema é que, às vezes, as escolhas que fazemos aumentam a ansiedade e o desespero. Caímos em maus hábitos que nos prejudicam e destroem nossas chances de encontrar um contentamento duradouro.

Você pode parar o ciclo negativo e começar a recuperar sua felicidade anulando esses 10 hábitos que só te impedem de ser feliz. Vamos lá!

1-Comparar-se com os outros constantemente

A tentação de nos comparar com outros é quase irresistível em alguns momentos. Mas é preciso policiar essa mania. Nos comparar constantemente com os outros pode resultar em uma grande insatisfação com nossas próprias vidas.

É fácil olhar para outra pessoa e pensar que eles têm a carreira perfeita, os relacionamentos mais felizes, ganham mais dinheiro ou parecem mais atraentes. Mas as comparações nunca são justas, porque somos todos seres humanos únicos, com nossos próprios talentos, medos, paixões e traços. Temos experiências de vida, desejos e objetivos muito diferentes.

Ao comparar-se com os outros, tente equilibrar sua percepção. Lembre-se de que somos todos humanos. Ninguém é perfeito. Todos estamos apenas nos esforçando para colocar nossa melhor face para a frente.

Ao invés de se comparar com alguém, que tal se espelhar em alguém. Se ela conseguiu o emprego dos sonhos, você também pode conseguir. Se ela é feliz, você também pode ser. É muito bom ter alguém para se espelhar e se moldar.

nao-apreciar-oque-tem

2-Não apreciar o que tem

Não importa quais sejam suas circunstâncias na vida, você tem muito para agradecer. Todos nós temos. Todos os dias é uma oportunidade de trabalhar em direção aos seus objetivos, servir aos outros e encontrar as pequenas alegrias da vida. Quando somos ingratos, descartamos a importância e o valor de tudo o que temos.

Gratidão muda sua vida. Ser grato desloca seu foco do que você não tem para o quão cheio e maravilhoso é sua vida verdadeiramente. Não importa o quão bem sucedido você for, se você não para e agradece pelo o que já conquistou, você nunca sentirá que você tem o suficiente. A gratidão reduz o estresse, traz a tranquilidade e nos torna mais resilientes e atenciosos.

Comemore as pequenas vitórias, agradeça por cada conquista. Não importa se para quem está de fora seja algo sem muito valor. O que importa é que é valioso para você. Não menospreze as pequenas conquistas. Dê valor a cada degrau, a cada fase superada. Isso faz parte da sua trajetória.

3-Permitir que o medo ou o ódio controle você

Nosso cérebro está sempre atento para nos alertar de um perigo real e nos manter seguros, mas o medo e a ansiedade podem nos paralisar. O medo do fracasso é uma barreira para perseguir nossos sonhos. O medo de nos colocar “lá fora” influencia as escolhas que estamos dispostas a fazer na vida.

O mesmo vale para o ódio. Permitir que sejamos consumidos pela raiva apenas nos irrita com cinismo e rancor. Experiências difíceis podem preenchê-lo com dor, mas tomar decisões com base no ódio roubam sua capacidade de se concentrar no que realmente interessa para você. O ódio simplesmente acaba com a sua felicidade.

Elimine o medo e o ódio. Não deixe que eles te dominem. Aproveite para refletir sobre suas ações e como você trata os outros. Não deixe a hostilidade entrar em sua vida.

Leia também:

concentrando-no-passado-ou-no-futuro

4-Concentrando-se no passado ou no futuro

Se sua consciência é dominada pelo passado ou focada no futuro, é provável que você perca experiências e oportunidades bem na sua frente, no presente. Você deve viver no agora e se envolver com as pessoas ao seu redor, com o lugar que você está, com as situações. Caso contrário, sem sequer perceber, você está deixando a vida passar por você.

Se o seu pensamento está no passado, pode ser que questões não resolvidas estão pesando e concentrar-se inteiramente no futuro geralmente significa que você tem ansiedade sobre o que está por vir e sua capacidade de lidar com isso. Pesquisas revelam que aqueles que ficam focados no presente são mais felizes e se sentem mais conectados aos outros. Concentre-se no momento presente. Aproveite o agora.

5-Tentando controlar o que você não pode

É frustrante gastar uma grande quantidade de tempo e esforço fazendo planos, apenas para descobrir que a vida o levou a um caminho completamente diferente. “Não é assim que as coisas devem ir”, você diz a si mesmo. Parece tão injusto, porque você fez tudo para funcionar

A melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é perceber que você nem sempre estará no banco do motorista. Você nem sempre estará no controle. Você pode gastar todo seu tempo e energia tentando encontrar a maneira perfeita de planejar e prever o mundo ao seu redor, mas as coisas nem sempre vão seguir o seu caminho.

Muitas vezes, nosso desejo de controlar tudo está enraizado na ansiedade e no medo – acreditamos que o pior acontecerá se não estivermos atrás do volante. Em certo ponto, você está apenas lutando contra o universo e se tornando extremamente infeliz. Em vez de tentar controlar todos os detalhes, permita que a vida se desenrole naturalmente. Sinta a liberdade que vem de afrouxar seu controle sobre o que você não tem controle.

6-Se prender no jogo da culpa

Culpar constantemente as pessoas por seus problemas ou circunstâncias é um hábito destrutivo que irá machucar você e aqueles que o rodeiam. Quando culpamos os outros, renunciamos à responsabilidade por nossos próprios sentimentos e ações. Nós transferimos a responsabilidade para outra pessoa porque não queremos que seja culpa nossa. É uma maneira de explicar-nos por que algo deu errado que pensamos que nos fará sentir melhor.

Para algumas pessoas, jogando a culpa para outra pessoa, o arrependimento e o remorso serão tirados dos ombros delas. Na realidade, somos sempre responsáveis por nossas próprias ações. Nós somos responsáveis pelo o que fazemos e pelo o que deixamos que as pessoas façam com a gente. Ninguém mais pode assumir a responsabilidade por isso.

fixacao-em-bens-materiais

7-Fixação em bens materiais

Esse novo carro incrível que você está cobiçando nunca o amará de volta. Esse ótimo sofá novo ou relógio caro não lhe dará sensação de satisfação. Aquelas bolsas e roupas caras não passam de objetos inanimados, nunca te amarão de volta. Toda essa cobiça só aumentará o estresse e a ansiedade, principalmente, se o seu orçamento for apertado ou você já está lutando para pagar os cartões de crédito.

Quando você concentra sua vida em dinheiro e coisas materiais, você perde de vista o que realmente faz você feliz. Pessoas. Experiências. Sonhos. Objetivos. Amor e alegria. O dinheiro nos ajuda a cuidar de nós mesmos e dos outros, mas quando nos concentramos totalmente na riqueza ou acumulando riquezas, esquecemos a importância do que está em nosso coração e alma, as coisas que nos trazem conforto e alegria. Procure um equilíbrio na vida e reconheça que a riqueza não pode comprar a felicidade. Isso é algo que deve vir de dentro.

8-Aproximando-se de pessoas tóxicas

Relações ruins com pessoas tóxicas roubam sua felicidade. As pessoas negativas sugam a alegria da vida. Se você não é cuidadoso, sua mentalidade pessimista se infiltra em sua mentalidade. A triste realidade é que as pessoas tóxicas não se importam com você e nunca, não importa o quão difícil você tentar impressioná-las.

Você precisa se preocupar com aqueles que constantemente negam suas opiniões, que apenas aparecem quando precisam de algo ou que não respeitam seus limites ou desejos. Estes são os tipos de pessoas que não sabem como ter um relacionamento saudável com os outros.

Não deixe que os relacionamentos ruins te machuquem ou te diminuam. Seja assertivo e confiante em quem você é. Você merece estar com pessoas que tratam você com respeito e bondade. Você merece relações afetivas saudáveis.

Leia também:

procrastinacao

9-Deixar a procrastinação sugar sua ambição

Todos, de vez em quando, adiaremos a tarefa que tememos ou inventamos desculpas para explicar por que não fizemos algo que enrolamos para fazer. Mas a procrastinação habitual causa danos reais à sua felicidade a longo prazo. Ao procrastinar, você está perdendo tempo e energia preciosos que você poderia usar para prosseguir seus objetivos e sonhos.

Quando você olha para trás, você se sente frustrado e irritado com a forma como passou seu tempo? Os seus dias têm valor e propósito? Ou você deixou que as oportunidades importantes escorram pelos dedos? Não espere até que seja tarde demais. Comece hoje.

10-Ser o seu pior crítico

Devemos estabelecer expectativas elevadas e analisar porque não conseguimos atingir uma meta. Afinal, a autocrítica é necessária para identificar as falhas e aperfeiçoar o trabalho. Mas é preciso tomar contar, caso contrário, a autocrítica vira uma armadilha. Um ego inchado não o levará a nada. Mas constantemente bater-se ou colocar-se para baixo também não é útil. A autocrítica negativa só vai te magoar e evitar que você perceba a verdadeira felicidade.

A chave é examinar as razões pelas quais você é tão duro consigo. Você está realmente desapontado porque sabe que pode fazer melhor? Ou as opiniões, desejos e avaliações de outras pessoas têm desfazendo sua influência? Você está torturando-se porque tem medo de deixar as outras pessoas para baixo ou por causa do que os outros vão pensar em você?

Tome tempo para se conectar ao real você. O que você realmente quer? Quem você quer ser? Quais são suas paixões, gostos e desgostos? Você deve encontrar o caminho para ser você mesmo e apreciar e amar quem você é. Deixe de lado o diálogo negativo que corre em sua cabeça a favor de críticas construtivas. Lembre-se de ser gentil com você, bem como com os outros: esse é o caminho para a verdadeira felicidade.

motivacao-produtividade

5 hábitos que melhoram seu estado mental, motivação e produtividade

Ser empresário é uma viagem solitária e difícil. Você está executando seu próprio negócio e lidando com o fato de que sua segurança financeira está diretamente ligada ao sucesso da sua empresa. Então, é um desafio simplesmente lidar com tudo isso, mas, na verdade, ser capaz de prosperar ao mesmo tempo é uma história diferente.

Uma vez que muitos dos problemas que os empresários enfrentam cada dia são mentais, não deve surpreender que muitos dos hábitos mais valiosos que você possa desenvolver como empreendedor não tenham nada a ver com a perspicácia do negócio, mas com sua saúde mental pessoal.

Aqui estão cinco desses hábitos que não só melhorarão seu estado mental, mas aumentarão sua motivação e produtividade:

1- Uma boa noite de sono

Muitos empreendedores gostam de trabalhar até tarde e se levantar cedo pela manhã para tirar o máximo de cada dia. Ao pressionar-se até o limite, no entanto, você está realmente reduzindo sua produtividade. Estudos recentes já provaram que a falta de sono pode induzir a incapacidade de se concentrar e impedir funções superiores do cérebro. Se a privação do sono for suficientemente grave, esses efeitos colaterais podem durar vários dias.

Além disso, os maus hábitos de sono estão ligados a uma variedade de problemas de saúde, incluindo ataques cardíacos, diabetes e obesidade, o que pode levar a mais problemas. Se você quer se apresentar no seu auge e se preparar para o longo prazo, é necessário ter seis a oito horas de sono cada noite. 

Organize-se bem, estabeleça tarefas diárias e prazos a serem cumpridos. Dessa forma, você não precisará sacrificar suas noites de sono. Seu corpo e sua mente precisam descansar. Com uma boa noite de sono, tenho certeza que você renderá muito mais no dia seguinte. 

2-Comer de forma saudável

Alguns empreendedores não têm horários definidos para trabalhar e muitos acabam não se alimentando bem. Aliás, isso acontece com vários trabalhadores, não apenas empreendedores. É muito mais fácil agarrar um hambúrguer ou um saco de salgadinhos do que sentar e desfrutar de uma refeição mais saudável.

Infelizmente, isso está afetando mais do que apenas sua saúde. A comida realmente tem um impacto direto na forma como pensamos e sentimos. A comida que você coloca em seu corpo é transformada em glicose, o que alimenta seu cérebro. As refeições que são ricas em gordura requerem muito mais energia para quebrar adequadamente, deixando você cansado e incapaz de executar em níveis ótimos.

Faça pausas e procure se alimentar da forma correta. Se a sua vida é corrida, seu dia a dia é cheio de atividades, se organize com antecedência. Faça compras e separe os lanches em vasilhas. Escolha um dia para montar seu cardápio e todas as refeições. Disciplina é a chave para o sucesso.

Leia também:

exercitar-se-regularmente

3-Exercitar regularmente

Em um dia cheio de responsabilidades, não é fácil para pelo menos uma hora para se exercitar. Mas tendo em conta os seguintes benefícios, o exercício é um bom uso do seu tempo:

-Reduz os níveis de estresse mental e físico;

-Libera substâncias químicas em seu sistema que causam felicidade e luta contra a depressão;

-Melhora a sua sensação de auto-estima e autoconfiança;

-Faz o seu cérebro descansar, aumenta a criatividade e permite ter uma nova perspectiva sobre os problemas.

Tire um tempo para cuidar do seu corpo, da sua saúde física. Isso não é perda de tempo. Aliás, pelo contrário, isso é ganhar tempo. Mais tempo de vida. 

4-Tirando um tempo para meditar e relaxar 

A meditação geralmente não está associada ao sucesso empresarial, mas pode aumentar o desempenho, não importa o quão espiritual você é. A meditação te ajudar a se desligar um pouco, relaxar e deixar o estresse de dirigir um negócio um pouco de lado. Não é surpreendente, então, saber que o impacto positivo da meditação tem a ver com o fato de que também diminui a pressão arterial.

A melhor parte da meditação é que você não precisa de muito espaço ou tempo para fazê-lo. Você pode simplesmente reservar de cinco a minutos 10 do seu dia em um lugar calmo para simplesmente relaxar e não pensar em nada. Desopilar o cérebro. 

Se você não curte essa história de meditar, reserve um tempo simplesmente para relaxar o pensamento. Você pode ouvir uma música que gosta, ler um texto motivacional e até mesmo fazer uma oração. Não importa suas crenças, manias ou religião. Simplesmente tire um tempo para descansar a mente e agradecer pelo dia de hoje. 

lendo-bastante

5-Lendo bastante

Se você quiser aprender e ser um líder bem-sucedido, você precisa ler o máximo que puder. Há muitos exemplos bem sucedidos: Bill Gates é bem conhecido por seu amor pela leitura. No ano passado, Mark Zuckerberg realmente começou um enorme clube de livros no Facebook. Warren Buffett estima-se que gaste 80% de seu tempo a cada dia lendo.

Você não precisa gastar seu tempo consumindo os mais recentes livros de auto-ajuda e de negócios não-ficção. Mas há evidências que mostram que a leitura tem um impacto na sua consciência emocional, ajudando assim a aprimorar sua linha de pensamento. 

Aproveite a jornada…

A maioria dos empreendedores tem uma compreensão intuitiva de que a saúde mental é importante para o sucesso de seus negócios, mas muitos não entendem o quão profundo ele realmente funciona. Ao tomar o tempo para dormir o suficiente, desfrutar de uma dieta saudável, exercitar-se regularmente, meditar e ler, você pode gastar menos tempo trabalhando, mas você produzirá uma produção de maior qualidade e desfrutará de um melhor estilo de vida geral.

Leia também:

a-sua-felicidade-e-vc-quem-faz

A sua felicidade é você quem faz

Existe uma infinidade de qualidades e hábitos diferentes que devem ser desenvolvidos para nos tornarmos realmente grandes, mas não há um ponto de partida melhor do que assumir a responsabilidade total pela a nossa vida. Nós somos responsáveis pelos nossos resultados e também pela falta deles. 

Vivemos em um mundo onde os resultados máximos são esperados com o mínimo de esforço dado. Se algo der errado, é culpa de outra pessoa. Se você não está feliz financeiramente, é culpa da economia. Se você não está feliz em seu casamento, é culpa do seu parceiro. Se você não está sendo compensado tanto quanto você gostaria, a empresa não paga o suficiente.

É da natureza humana culpar as circunstâncias ou a próxima pessoa em vez de se apropriar do problema. No entanto, para viver uma vida verdadeiramente excepcional, você deve pôr fim a essa maneira de pensar. Imediatamente.

Seja dono da sua vida. Não se deixe levar pelas circunstâncias. Busque ser feliz todos os dias. Aproveite cada momento verdadeiramente, se entregue de coração. Aproveite os momentos com a sua família, com os seus amigos, com as pessoas que você ama. Busque a leveza, distribua sentimentos bons.

Resolva as pendências do passado. Perdoe-se e perdoe o próximo. Elimine as mágoas, o rancor, as dúvidas. Libere seu coração para o amor, para alegria, para as novas realizações. Mude as histórias tristes que você conta. Troque as frustrações por realizações. 

Tenha coragem de buscar pela sua felicidade constante. 

Coaching
jun
17
  • Renan Matos Oliveira

    Muito sábia Isis Moreira! Desde a minha graduação em nutrição me espelho nela como profissional!