10 passos para ter mais autoconfiança

Você tem autoconfiança? Acredita na sua capacidade de realização? Como você reage diante de uma crítica ou dificuldade?

Ninguém nasce com autoconfiança ilimitada. Se uma pessoa parece ter uma autoconfiança incrível, é porque ela trabalha nisso diariamente. A autoconfiança é algo que precisa se construído todos os dias. Os desafios do trabalho e da vida no geral podem minar sua autoconfiança e, consequentemente, os seus sonhos.

Uma crítica sem fundamento, um comentário maldoso, um projeto que não deu certo, uma aposta que falhou…Muitas coisas podem te fazer acreditar que você não é capaz ou não tem preparo para fazer algo, seja no trabalho ou na vida pessoal. Por isso, manter a autoconfiança lá em cima é tão importante. Caso contrário, diante da primeira dificuldade, seu mundo cai e você nem sabe porque.

Além dos fatores externos, ainda temos nosso próprios pensamentos. Muitos deles auto-sabotadores. Se você cai nessa armadilha dos pensamentos negativos, seus sonhos vão para o ralo. Todos os dias, temos que lidar com a nossa crítica interna da auto-dúvida, que constantemente nos diz que não somos bons o suficiente. Quando bombardeados por tantos elementos que ameaçam nossa autoconfiança, precisamos nos encarregar de construí-la novamente.

A autoconfiança não é uma qualidade estática. Não dá para simplesmente parar e dizer: “Sou autoconfiante demais. Não me abalo com nada.” Na verdade, é uma habilidade que deve ser aprendida, praticada e dominada como outra qualquer. Mas uma vez que você dominar esta habilidade, os resultados são surpreendentes.

Leia também:

10-passos-para-ter-mais-auto-confianca

10 passos para adquirir autoconfiança 

1 – Imagine como você quer estar no futuro

Essa técnica de se visualizar no futuro como você gostaria, é uma forma de recarregar as energias e se encher de autoconfiança. Como você quer estar daqui seis meses? E daqui 10 anos? Quer uma casa nova? Viajar? Ter muito dinheiro? Ter filhos? Imagine esse futuro e veja o que você pode fazer para torná-lo real. 

Sem autoconfiança, você perde a vontade de sonhar. Você simplesmente desiste porque acha que não tem capacidade de tornar seus sonhos reais. Pratique a visualização de uma versão fantástica de si mesmo, alcançando seus objetivos. Você está feliz? Busque por esta felicidade.

Seja na sua cabeça ou ao seu redor, pare de escutar o que as vozes negativas dizem ao seu respeito. Você pode construir uma crença positiva que revolucionará a sua vida. Quando a tristeza e a insegurança bater, visualize o futuro que você imagina.  

2- Faça auto-afirmações 

Auto-afirmações são declarações positivas e edificantes que dizemos a nós mesmos. Elas são, normalmente, mais eficazes se ditas em voz alta para que você possa ouvir a si mesmo. Nós temos tendência a acreditar no que falamos para nós mesmos. Então, se você se diz que é incapaz, é bem provável que você acredite nisso e tenha medo de sair da zona de conforto. 

Então, faça diferente. Faça auto-afirmações positivas e encorajadoras. Por exemplo, se você não gosta da própria aparência física, pratique dizendo algo que você aprecia ao se olhar no espelho. Foque nos pontos positivos. Se você tem medo de falar em público, fale para si: “Eu consigo falar para várias pessoas. Eu tenho capacidade de dar uma aula/palestra”.

Leia também:

pense-de-forma-positiva

3- Pense e aja de forma positiva

A energia positiva leva a resultados positivos, então configure sua mente para este lado. Evite os pensamentos negativos, ele só vão te fazer se sentir menos confiante. Sorria, ria e esteja com pessoas felizes e positivas. Você se sentirá melhor e as pessoas ao seu redor vão perceber isso. Ninguém gosta de estar próximo de pessoas negativas, que só reclamam.

Se você não cultiva os bons pensamentos, é impossível manter sua autoconfiança. Como você pode acreditar que consegue fazer algo se você pensa apenas no que pode acontecer se der errado? Ter pensamentos positivos não significa viver no mundo dos sonhos abstratos, significa acreditar que tudo é possível e que se algo der errado, existe uma solução para resolver. 

Seja grato e lembre-se dos pontos altos do seu dia. Você desenvolverá mais paz e confiança quando estiver em um estado de espírito de gratidão. 

4 – Quebre os seus padrões 

A melhor maneira de superar o medo é enfrentá-lo de frente. Ao fazer algo que o assusta e ganhando confiança a partir das experiências, você verá a sua confiança aumentando cada vez mais. Então, saia da sua zona de conforto e enfrente seus medos, seus obstáculos. Quebre os padrões impostos por você mesmo. 

Converse com uma pessoa que você não conhece, aceite um projeto que você normalmente rejeitaria., experimente um novo caminho. É a partir de pequenas atitudes que a gente ganha autoconfiança. Não tem como obter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Permita-se mudar. Permita-se aprender com as experiências. 

A ação gera confiança e coragem. Como um exercício, anote seus pontos fortes. Dê valor aos seus pontos fortes. Uma vez que você coloca mais energia em seus traços positivos, sua confiança começará a refletir.

5 – Prepare-se para ganhar

Para estabelecer a verdadeira autoconfiança, devemos nos concentrar nos nossos sucessos e esquecer as falhas e os erros do passado. Melhor do que isso, ressignifique o que aconteceu lá atrás. O que você aprendeu com os seus erros? Essa falha do passado te fez crescer? Não crie barreiras para você, construa pontes.

Se você sente insegurança, o que é normal, para encarar grandes desafios, coloque metas mais simples. Muitas pessoas se sentem desencorajadas porque estabelecem metas muito altas. Comece colocando pequenos objetivos que você pode alcançar com facilidade. Uma vez que você tenha construído um fluxo de sucessos que o faça sentir bem em relação a si mesmo, você pode passar a objetivos mais difíceis. 

O planejamento prévio evita o mau desempenho. Quanto mais preparado estiver, mais confiante será o seu conhecimento e competência. A preparação ajudará você a evitar tropeçar com as falhas inesperadas da vida. Saiba tudo o que puder sobre sua área, seu assunto, seus objetivos e o que o leva ao sucesso. Não tente realizar muito ao mesmo tempo.

ajude-alguem

6 – Ajude alguém

Ajudar alguém mais frequentemente nos permite esquecer de nós mesmos e agradecer o que temos. Também é bom quando você é capaz de fazer a diferença para outra pessoa. Ajudar alguém a se levantar é a melhor forma de se levantar também. 

Em vez de se concentrar em suas próprias fraquezas, procure ajudar uma pessoa. Você verá sua autoconfiança crescer automaticamente nesse processo. É muito bom ajudar ao próximo, perceber que nosso trabalho, nossas atitudes, fazem a diferença na vida de alguém.

7 – Cuide de si mesmo

A autoconfiança depende de uma combinação de uma boa saúde física e emocional. É difícil se sentir bem se você não gosta do seu corpo ou constantemente tem pouca energia. Cuide de você, do seu corpo, da sua mente, da autoestima. 

Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios, durma bem. Tenha hobbies, saia com os amigos, esteja com a sua família. Cuide de você e construa sua autoconfiança. Procure trabalhar seus sentimentos, resolver seus problemas com o passado. Não guarde mágoas, rancores. Abra espaço para sentimentos bons e momentos felizes.

8 – Crie limites e estabeleça prioridades

Aprenda a dizer não. Ensine os outros a respeitarem seus limites pessoais. Quanto mais controle da sua vida, maior será a sua autoconfiança. Se você já tem muitas coisas para fazer, por que aceitar mais um projeto? Se você tem que entregar um relatório, por que ir ao cinema? Coloque limites e estabeleça prioridades. 

Afaste-se de pessoas destrutivas, que não te impulsionam, não te fazem bem.  Você não é lixeira  dos sentimentos ruins dos outros, das maldades alheias. Coloque um limite e tenha por perto apenas quem te faz bem e tem os mesmos objetivos que você.

Leia também:

faca-uma-lista-de-conquistas

9 – Faça uma lista de conquistas

Uma atividade simples que ajuda muito no desenvolvimento da autoconfiança e pegar uma folha de papel e preenche-la com as coisas que você já conquistou ao longo da sua vida. Coloque tudo, não pare até preencher a folha toda. Isso fará você se lembrar do seu valor ao invés de pensar em coisas negativas.

Tem gente que simplesmente esquece de tudo que já conquistou. Prefere lembrar apenas dos momentos ruins, das falhas, das perdas. Por que minimizar os seus grandes feitos? Coloca no papel todas as suas vitórias, todos os sonhos realizados. Você verá o quanto tem garra e força de coragem.

10 -Deixe de lado o vitimismo

Quando você se coloca como vítima, desperdiça todo o seu poder pessoal de transformação. Mantenha-se em aprendizado constante, prepare-se e assuma o papel de protagonista da sua história. Vitimismo é chato e brega. Seja responsável pela sua vida e por tudo o que acontece ou deixa de acontecer. Pare de jogar a culpa nos outros ou de pensar que você “não tem sorte”, “todo mundo consegue menos você”, “fulana conseguiu porque nasceu em berço de ouro”, “queria que você mais fácil para mim”. Isso é chato e não resolve nada. Seja proativo. Vá à luta. 

Leia também:

5-pensamentos-para-te-ajudar-a-manter-a-autoestima-e-o-amor-proprio

Leia também:

Trabalhe diariamente a sua autoconfiança

Ser autoconfiante e ter a auto-estima lá em cima não é privilégio ou sorte de algumas pessoas. É simplesmente uma habilidade que precisa ser trabalhada diariamente. Quando você passa a acreditar em si e no seu potencial e para de ouvir as críticas destrutivas dos outros, você aumenta o seu percentual de autoconfiança. O primeiro passo é sempre acreditar em você, na sua coragem, na força, na sua vontade de fazer a diferença.

Não tenha medo de ter sonhos, de fazer planos, de correr atrás dos seus objetivos. Coloque tudo no papel, trace metas, organize a sua vida e comece a colocar os seus planos em ação. É muito fácil culpar a vida, as pessoas, os problemas pela sua situação atual, caso você esteja infeliz. Mas a verdade é que o combustível para fazer a mudança que você quer, está dentro de você. Sim, sempre está dentro de nós.

Decida mudar, decida agir, decida executar. Decida e ame suas decisões. Você vai acertar e errar. Vai ganhar e perder. Mas você vai aprender e seguir em frente sempre, acreditando na sua capacidade de realização, na sua resiliência e na sua força de vontade.

Sua autoconfiança vai crescer a partir do momento que você sair da zona de conforto. Suas conquistas, pequenas ou grandes, te farão acreditar no seu potencial. Autoconfiança a gente adquire com o passar do tempo. Diariamente, somos alvos de críticas, fofocas, problemas, crises, desentendimentos e, por isso, temos que cuidar da saúde do corpo e da mente para não sermos atingidos por esses sentimentos ruins.

O que falta para você conquistar a sua autoconfiança?