12 hábitos de pessoas bem sucedidas e felizes

Qual o segredo da felicidade? Claro que essa resposta pode variar de pessoa para pessoa, mas àquelas que são realmente felizes e bem-sucedidas, têm hábitos diferentes daquelas que só reclamam e veem o lado negativo da vida.

Então, a boa notícia é que, se você está tentando ser uma dessas pessoas felizes, reconheça que essa emoção desejada vem de dentro e que você tem o poder de transformar, literalmente, os sentimentos de fracasso e desânimo em algo surpreendente. Para isso, você só precisa incorporar hábitos simples na sua rotina.

A ideia equivocada de que grandes eventos ditam sua felicidade ou tristeza é tão prevalente que os psicólogos têm um nome para isso: viés de impacto. A realidade é que essa felicidade baseada em eventos é fugaz. Você precisa aplicar no seu dia dia pequenos hábitos saudáveis.

A felicidade é sintética – você a cria. A felicidade duradoura você conquista com seus hábitos. Pessoas extremamente felizes têm hábitos que as mantêm felizes todos os dias. Isso mesmo, ser feliz só depende de você. 

Leia também:

12-habitos-de-pessoas-bem-sucedidas-e-felizes

12 hábitos de pessoas bem sucedidas e felizes

Ser feliz e bem sucedido não é questão de sorte, milagre ou acaso. Você escolhe se quer ser feliz ou não. Você é quem decide se resolve seus problemas internos ou os mantém aí dentro, te deixando infeliz. Felicidade é bem subjetivo. Cada um tem uma interpretação própria do que é ser feliz e o mais interessante é que todo mundo pode ser feliz e bem sucedido no que faz. Você escolhe ser feliz?

Separei aqui 12 hábitos que você pode aplicar na sua vida para ser cada vez mais feliz:

1-Aproveite cada momento

Aproveitar o aqui e agora. Simples assim. Os estudiosos chamam isso de “saborear o momento”, ou seja, prestar atenção ao momento. Tente não pensar demais no passado, no que aconteceu. Se algo lá atrás te fez muito mal, dê um novo significado a isso. Ressignifique. Também não perca tempo demais pensando no futuro, assim, você esquece de viver o presente. Faça o melhor hoje para conseguir o que você quer para o seu futuro.

Aproveite os estudos, entenda como eles são importantes para você. Encare o seu trabalho como algo valioso. Priorize os momentos com a família e amigos. Dê atenção verdadeira às pessoas que te amam. Esteja realmente presente. Quando estiver com a família, não fique pensando apenas no trabalho.

Desligue-se da negatividade. Aprecie a beleza das coisas pequenas e incríveis na vida.

2-Não guarde rancor

Perdoar e esquecer é absolutamente necessário quando se trata de felicidades. O motivo? Manter um rancor significa que você está pendurado na raiva, ressentimento, dor e outras emoções negativas que são barreiras para a felicidade. Ao soltar essas emoções, você se livra da negatividade, então há mais espaço para que as emoções positivas entrem.

Você prefere encher seu coração com histórias boas ou com histórias tristes? Faça uma limpeza geral, joga fora tudo que for destrutivo. Se tem problemas mal resolvidos, busque resolvê-los. Mas você já parou para pensar no quanto esses sentimentos negativos te fazem mal? Vale a pena continuar com eles?

Não vale a pena guardar rancor. É melhor resolver tudo, perdoar e seguir em frente.

Leia também:

eles-estao-ocupados-nao-apressados

3-Faça muitas coisas, mas não viva com pressa

A pesquisa mostra que o sentimento “apressado” pode levar ao estresse e à infelicidade. Ao mesmo tempo, as pessoas se esforçam para encontrar esse meio feliz de estar apenas ocupado o suficiente. Afinal, outros estudos sugerem que um equilíbrio saudável trabalho-vida é fundamental, uma vez que o tédio pode ser oneroso.

Se você está com excesso de compromisso ou muito disperso, siga esta regra: ao se decidir se quer fazer alguma coisa, vá em frente se o seu sentimento for “Uau. Quero muito fazer isso!”, “Sim, seria incrível para mim”.

Porque não dá para ficar acumulando atividades e tarefas que não te motivam. Por que entrar em um projeto que não faz os seus olhos brilharem? Só vai te estressar e sugar sua felicidade. Ou seja: a chave para progredir e encontrar a tão sonhada felicidade é ter uma vida produtiva. Em outras palavras: você deve trabalhar para expandir sua zona de conforto sempre, mas não tanto a ponto de deixar sua rotina sobrecarregada.

4-Esteja rodeado das pessoas certas

A felicidade é contagiosa. Isso significa que, quando você se cercar de outras pessoas que são felizes e solidárias, você poderá criar autoconfiança, aumentar sua criatividade e simplesmente se divertir mais em geral. No outro extremo do espectro, sair com pessoas negativas significa que você é apenas outro membro de sua festa de piedade – e isso é cansativo e não muito divertido.

Afaste-se de pessoas negativas, críticas e maldosas. Você precisa de pessoas que realmente gostem de você, que estarão do seu lado para o que for preciso. Nada pior do que ficar perto de pessoas que só fofocam, falam mal dos outros e não ajuda o próximo.

Leia também:

eles-celebram-o-sucesso-de-outra-pessoa

5-Celebre o sucesso de outras pessoas

Não é segredo que ter uma vida social e relacionamentos saudáveis é um componente importante para a felicidade. Mas, pessoas felizes nutrem e melhoram seus relacionamentos através de respostas “ativas e construtivas”, que incluem a celebração do sucesso daqueles ao seu redor.

As pessoas às quais nos preocupamos sempre nos falam sobre uma vitória, um triunfo e coisas significantes que acontecem com elas. Como respondemos a essas histórias pode construir o relacionamento ou miná-lo.

6-Seja otimista

Vamos ser honestos: coisas ruins acontecem a todos nós – até mesmo às pessoas mais felizes e bem-humoradas do planeta. A diferença é que elas não se queixam o tempo todo e nem deixam que o pessimismo tome conta. Elas permanecem otimistas, concentrando-se em soluções para o problema e refletindo sobre o que lhes agradecem.

Não adianta ficar reclamando o tempo todo, dizendo que você não tem sorte ou que só acontecem coisas ruins na sua vida. Ao invés de reclamar, busque entender porque essas coisas ruins estão acontecendo na sua vida. Ser otimista é entender que coisas ruins acontecem, mas que logo depois vem algo muito bom. Aprenda com os erros, com as derrotas. Aprenda a se levantar e seguir em frente.

7-Encare os problemas de frente

As pessoas felizes encaram os problemas como desafios a serem superados e melhorar sua vidas.  Na verdade, você deve apenas seguir em frente e eliminar a palavra “problema” de sua mente completamente. Isso significa “resolver” os problemas e não fingir que eles não existem. Quanto mais longe dos problemas, mais longe das soluções.

Leia também:

expressam-gratidao

8-Expresse gratidão

Pesquisas mostram que cultivar a atitude de gratidão melhora o humor e a energia  e gera menos ansiedade. Isto é, provavelmente, devido a níveis mais baixos de cortisol. Então, agradeça todos os dias,  mentalmente ou escrevendo em um caderno por tudo que acontece na sua vida. Agradeça também às pessoas, diga “obrigado” mais vezes. 

9-Sonhe grande

Os indivíduos mais felizes sonham grandes e trabalham arduamente para transformar esses sonhos em objetivos alcançáveis. Eles são comprometidos e disciplinados, e eles conhecem suas idéias: eles se permitem dizer “não”, cuidar de sua saúde, sair de suas zonas de conforto e aceitar o fato de que eles podem ter que começar de novo.

Leia também:

eles-nao-dao-desculpas

10-Não dê desculpas

É incrivelmente fácil culpar alguém por suas falhas. O problema é que isso não permite que você deixe seguir em frente e ultrapassar essas falhas. Pessoas felizes assumem a responsabilidade por seus erros e usam esse fracasso como uma oportunidade para mudar suas vidas para melhor.

11-Tenha uma mentalidade de crescimento

Quando se trata de personalidade, os indivíduos caem em um dos dois campos: aqueles com mentalidade fixa ou aqueles com mentalidade de crescimento. Pessoas com uma mentalidade fixa acreditam que você é quem você é, e não há nada que você possa fazer sobre isso. Isso é um problema porque impede que eles cresçam ou mudem.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento, no entanto, acreditam que, com um pequeno esforço, podem melhorar, o que, por sua vez, os deixa felizes porque eles são mais adequados para lidar e superar os desafios.

12-Cuide de você

Como o corpo e a mente estão conectados, faz sentido que você não esteja cuidando fisicamente, você sofrerá mental e emocionalmente. Comece dormindo bem, seguindo uma alimentação equilibrada, exercitando-se regularmente e encontrando maneiras saudáveis de aliviar o estresse.

Leia também:

busque-ser-feliz-todos-os-dias

Busque ser feliz…Todos os dias!

Se você quer ser mais feliz – e honestamente, quem não? – Comece por refletir os hábitos listados acima. Para tornar esta experiência agradável, comece por dominar um hábito de cada vez e, em seguida, avance rapidamente para o próximo. Você ficará surpreso com o quão incrível você vai sentir!

Que outros hábitos te fazem feliz? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.