13 passos para ter mais interações na sua fanpage

Sua empresa já tem uma fanpage? Você sabe a diferença entre uma fanpage e um perfil do Facebook? Conhece a vantagens de criar uma fanpage para a sua empresa?

O que é uma fanpage?

Uma fanpage do Facebook é uma página criada especialmente para ser um canal de comunicação com fãs/clientes dentro dessa rede social (fan page = página para fãs, em tradução livre).

Diferente dos perfis, as fanpages são espaços que reúnem pessoas interessadas sobre um assunto, empresa, causa ou personalidade em comum sem a necessidade a aprovação de amizade. É a pessoa que escolhe se vai ou não seguir as atualizações de determinada página.

As fanpages são canais de comunicação muito valiosos para empresas. No passado, você precisava investir em algum canal de televisão, um jornal ou uma estação de rádio para se comunicar com seus potenciais clientes. 

Hoje, a fanpage faz um papel parecido. É como se você tivesse um espaço na TV, jornal ou rádio, mas com opção gratuita e um alcance muito maior do que qualquer outro veículo. Só no Brasil, o Facebook conta com mais de 100 milhões de usuários, que passam grande parte do dia conectados à Rede. 

Por que usar uma fanpage e não um perfil?

Agora que você já sabe o que é uma fanpage, vou destacar 9 motivos para sua empresa ter uma página e não um perfil. Vamos lá?

1 – Empresas não podem ter perfil no Facebook

Cada usuário pode ter um único perfil, que deve ter caráter pessoal. Isso está nos termos de serviço do Facebook. Ou seja, qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento.

Com certeza não seria nada legal para sua empresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso. Existem casos de empresas que tiveram o perfil removido e perderam uma base grande de clientes. Você não precisa correr esse risco.

2 – Limite de conexões

Os perfis possuem um limite máximo de 5 mil amigos. Sabemos que 5 mil não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo.

Fanpages para empresas não possuem nenhuma restrição no número de fãs. Sem contar que você não precisa aprovar “solicitações de amizade”. Caso a pessoa queira acompanhar o seu trabalho, ela clica em “seguir”. 

3 – Fanpages podem ter abas personalizadas

Apenas uma fanpage permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários.

Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

Com isso, você pode customizar ainda mais, criando abas para downloads, promoções, concursos etc.

 

Leia também:

4 – Marcações e check-ins

Seus seguidores e outras fanpages podem mencionar publicamente sua página. Em um perfil pessoal, isso só pode ser feito por seus amigos.

Marcações podem ser feitas em praticamente toda atualização no Facebook (fotos, vídeos, links, status etc.), ou seja, definitivamente é algo benéfico para toda página que deseje aumentar sua base de seguidores.

Ser mencionado é sempre uma forma de aumentar o engajamento e a interação não só entre seus fãs mas também entre outras páginas.

Se sua página tiver um local físico, as pessoas podem fazer check-in e mencionar que estão nesse seu local, como um restaurante, um bar ou um hotel, por exemplo. Em perfis pessoais isso é impossível.

5 – Chamada para Ação (Call-to-Action)

Outra vantagem que uma página tem sobre um perfil é a possibilidade de criar um botão de call-to-action para inserir na fanpage.

Esses botões incentivam o usuário a clicar e realizar uma ação, como o próprio nome sugere.

Há vários tipos de calls-to-action disponíveis para serem inseridos em sua fanpage. Exemplos: “Reserve agora”, “Fale Conosco”, “Use o aplicativo”,  “Cadastre-se”, entre outros.

6 – Métricas

Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta importantes dados sobre os fãs (como localização, idade, idioma e sexo) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos etc.).

Essas informações não são acessíveis para quem tem apenas um perfil no Facebook. 

 

Leia também:

7 – Vários administradores

Uma das vantagens de ter uma fanpage é o fato de que ela pode ser administrada por diversas pessoas simultaneamente. Além disso, você pode se manter conectado em seu perfil pessoal ao mesmo tempo.

Há níveis de hierarquia em que cada função possui um maior limite de poder sobre as outras. São elas: administrador, editor, moderador, anunciante e analista. Para saber quais funções cada nível pode desempenhar acesse essa página de ajuda do Facebook.

8 – Anúncios

Ao administrar uma fanpage, sua empresa tem a possibilidade de criar uma extensa gama de anúncios para atingir uma maior audiência ou para promover ofertas específicas.

Você pode escolher também um tipo específico de objetivo para a campanha e otimizá-la para atingir esses resultados:

  • Impulsionar suas publicações
  • Promover sua página
  • Enviar pessoas para o seu site
  • Aumentar conversões no seu site
  • Obter instalações para seu aplicativo
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo
  • Alcançar pessoas próximas à sua empresa
  • Aumentar a participação no seu evento
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta
  • Obter visualizações do vídeo

9 – A ferramenta Facebook Business

O Facebook Business ou Gerenciador de Negócios é uma ferramenta usada para o gerenciamento de acesso às contas de anúncios e fanpages.

O Gerenciador de Negócios é orientado para empresas que necessitam conceder múltiplas e diferentes permissões para um número vasto de usuários.

Resumidamente, o Gerenciador de Negócios permite:

  • Gerenciar o acesso às páginas e contas de anúncios: para saber com clareza quem teve acesso às suas páginas e contas de anúncios, e retire ou modifique as permissões;
  • Manter suas atividades profissionais em separado: para obter acesso às páginas e contas de anúncios sem a necessidade de ter que adicionar seus colegas de trabalho como amigos no Facebook.

 

Leia também:

13 passos para ter mais interações na sua fanpage

Agora, chegou a hora de saber o que você deve fazer para conquistar mais interações na sua página no Facebook. Separei aqui 13 dicas matadoras. Vamos conferir?

1 – Preencha todas as informações

Não deixe seu perfil com informações incompletas. Seus visitantes e seguidores precisam saber todas as informações da sua empresa. Por isso, não tenha preguiça de responder todo o questionário.

Coloque informações como endereço, telefone, e-mail, horário de atendimento. Explique sobre o que é o seu trabalho, diga qual produto ou serviço oferece. Deixe claro quais são os valores e a missão da empresa.

2 – Escolha uma imagem bonita para a capa

Quando abrimos uma fanpage, a primeira coisa que vemos é a capa da página. Por isso, invista em uma imagem interessante e bem feita. A foto da capa pode trazer informações sobre o seu produto ou serviço. Também é legal colocar informações sobre datas de cursos ou dias e horários de publicações.

Segundo o Facebook, a foto de capa da sua Página deve ter a seguintes dimensões:
  • Tem dimensões de 820 pixels de largura por 312 pixels de altura em computadores e 640 pixels de largura por 360 pixels de altura em smartphones
  • Deve ter no mínimo 400 pixels de largura e 150 pixels de altura
  • Carrega mais rapidamente como um arquivo sRGB JPG que tenha 851 pixels de largura e 315 pixels de altura, e menos de 100 KB

Quer editar suas imagens no tamanho correto? O Canva é uma ferramenta fácil de mexer e gratuita.

3 – Descubra o melhor horário para postar

Seu público interage mais de dia ou à noite? Não sabe? Use as métricas do Facebook para monitorar sua página. Lá, é possível saber em que horário os seus seguidores interagem mais. Dessa forma, você pode programar suas publicações para os horários mais atraentes para o seu negócio.

O Facebook insights é um analytics para o Facebook, com ele você poderá monitorar o desempenho da sua página podendo ter métricas sobre os usuários e das interações.

Na parte de usuários você poderá ver quantos estão ativos, quantas pessoas curtiram sua página, os dados demográficos (Gênero, Idade, país, cidades e idioma) dos seus fãs, visualizações das páginas separadas pelas abas e quais sites que enviam tráfego para sua página.

 

Leia também:

4 – Mantenha a consistência nas postagens

É importante manter uma frequência de postagens. Crie uma rotina de postagens, com dia e horários definidos para publicar seu conteúdo. 

Mantenha seu público informado sobre o setor de mercado onde é de interesse dele e que tenha ligação com sua empresa. Envie notícias, artigos, oportunidades de emprego, datas de eventos para aquele nicho de mercado etc.

Se a sua rotina é corrida, separe um dia ou um horário da semana para programar todas as suas postagens. Faça um calendário editorial e deixe tudo programado. No próprio Facebook é possível programar a postagem. 

5 – Conteúdo relevante para sua audiência

Poste conteúdos que sejam relevantes para os seus seguidores. Não poste algo apenas por postar. Se é desinteressante ou mal feito, as pessoas percebem e perdem a vontade de seguir o seu trabalho.

Pense no conteúdo com atenção e lembre-se que essa postagem precisa ter um objetivo, uma intenção clara. Se você quer impactar o seu cliente ou potencial cliente, precisa criar um conteúdo que chame a atenção dele. 

Forneça bons conteúdos e um ambiente focado na experiência do consumidor que logo seus resultados virão de maneira natural. Com um bom engajamento fica muito mais fácil estar próximo da persona e acompanhar as mudanças que ocorrem em seu meio.

A internet está cheia de informações, como você pode se destacar?

6 – Boas imagens

Além da foto de capa e da foto do perfil (que pode ser uma foto sua ou uma imagem do logo da empresa), toda imagem postada na sua fanpage deve ter qualidade. Não publique imagens sem foco ou boa definição.

Não publique imagens que não tenham relação com a sua marca, com o seu trabalho. Tudo deve estar interligado. Ao escrever o conteúdo de uma postagem, pense numa imagem de qualidade, que tenha ligação com o texto.

7 – Reposte

Você já postou um conteúdo que rendeu muitos comentários e curtidas? Não tenha medo de repostar este conteúdo. Se a postagem ainda tem relevância e o conteúdo é atual, reposte.

Sabe aquele post que bombou no mês passado? Não deixe que ele acumule poeira no canto da sua página. Aproveite sempre para repostar conteúdos, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao seu link e que ele alcance um maior número de visualizações.

Lembre-se de considerar uma boa descrição para a repostagem. Tente valorizar o conteúdo e mostre à sua audiência que ele está de volta porque é relevante mais uma vez.

Leia também:

8 – Impulsione algumas publicações

O alcance de todas as publicações no Facebook é limitado. O que você posta não chega para toda a sua audiência, por isso, caso o conteúdo seja muito importante e você quer que muitas pessoas visualizem, invista no impulsionamento.

Não faz mal investir no impulsionamento de publicações de vez em quando. Faz parte do funcionamento da plataforma.

Anunciar no Facebook é uma ótima possibilidade de você aumentar a visibilidade da sua empresa. O anúncio permite que você defina o público que quer atingir e, o que é melhor, você pode definir em anunciar apenas para pessoas que ainda não são fãs da sua empresa.

Para o anúncio você poderá fazer uma landing Page interna específica, direcionar para seu site ou usar como landing page, por exemplo, um evento que você criou e quer divulgá-lo ou uma promoção no próprio Facebook.

9 – Interaja com o público

Mantenha uma boa relação com a sua audiência. Seja mais informal ao responder dúvidas e agradecer os comentários. Faça postagens com perguntas e estimule a interação direta com o público.

Assim como em qualquer outra mídia social a interação é o foco das ações, então incentive e participe de discussões de assuntos relacionados ao seu negócio. E o mais importante seja ativo e mantenha sua página sempre atualizada.

Não se esqueça dos CTAs, Calls to Action (chamar para ação), na hora de construir um bom conteúdo para as redes sociais. Convidar o leitor a participar faz maravilhas para o índice de engajamento, principalmente no Facebook. 

Priorize CTAs que convidem o leitor a interagir, curtir, compartilhar e comentar no seu post, e não deixe de mensurar as mudanças nos índices de engajamento. Compare para descobrir quais são as chamadas com mais resultado e foque no seu uso.

 

 

Leia também:

10 – Divulgue a sua fanpage

Divulgue sua fanpage em seu site, blog, e-mail e outras Redes Sociais. Não perca a oportunidade de dizer às pessoas que você tem uma página para mostrar seu trabalho e interagir com os clientes.

Deixe um botão de curtir no seu site para dar a possibilidade do visitante curtir seu produto, artigo, enfim, difundir uma informação que o agradou e que deseja repassar para seus amigos. Você deverá analisar o melhor lugar para posicionar esse botão, para isso faça testes e escolha o que tiver um melhor desempenho.

11- Customizar as abas da sua página

O Facebook, por padrão, disponibiliza algumas abas, mas você poderá criar novas abas para atender o seu objetivo. Um exemplo é você fazer uma página inicial por meio de aplicativos que usam o HTML, nos próximos posts falarei mais sobre aplicativos para Facebook.

Outra possibilidade é você colocar uma página para as pessoas assinarem sua Newsletter, nesse caso você poderá gerar conteúdo gratuito para estimular a assinatura, como por exemplo fazer um e-book.

Como falei lá em cima, apenas fanpages têm a opção de “abas”.

12 – Participar de grupos do nicho do seu mercado

Participe de grupos que estão relacionados ao seu público e participe. Muitas vezes uma discussão do grupo está voltada a um assunto que você pode contribuir, quando isso acontecer interaja e deixe sua contribuição.

Em casos mais extremos podem ter assuntos que estão ligados ao seu produto, esse é o momento de você mostrar presença e se colocar a disposição das pessoas para o que precisarem. Fique de olho nas oportunidades que possam surgir nas discussões.

13 – Usar o chat como canal de relacionamento

O objetivo central do Facebook não é vender, mas dependendo do tipo e tamanho do seu negócio terão pessoas que irão querer tirar dúvidas sobre seus produtos pelo chat. Se  você for procurada pelo seu possível cliente, aproveite a oportunidade.

Tire as dúvidas do cliente, mas para formalizar a conversa, peça para que ele entre em contato por e-mail ou outro meio oficial.

 

Leia também:

Sua empresa já tem uma página no Facebook?

Se sua a empresa ainda não tem uma página na maior rede social do mundo, espero que você esteja abrindo o Facebook agora para reverter essa situação. Lembre-se sempre que o seu cliente está no Facebook. Além disso, a rede social é uma plataforma barata de publicidade. Se usada de forma correta e com uma boa estratégia de Marketing, gera resultados incríveis para a sua empresa.

Se você realmente deseja que a sua página tenha sucesso, é preciso ter comprometimento e levar as coisas a sério. Siga essas dicas que destaquei, mantenha uma boa imagem, clareza na comunicação, interação com o público e periodicidade.

Cuide da sua página com carinho e atenção. Produza conteúdos verdadeiros e com consistência. A palavra-chave é: organização.