[Infográfico] 15 dicas para deixar seu dia mais produtivo

São tantas tarefas a serem realizadas, prazos a serem cumpridos, objetivos a serem conquistados. Às vezes, parece que não dá para fazer tudo. É como se tudo virasse uma grande bola de neve que sai desgovernada passando por cima dos seus sonhos.

Você já se sentiu uma pessoa totalmente improdutiva? Os dias passam e você não consegue fazer nada de importante? Fica procrastinando e arranjando desculpas para não fazer o que deve ser feito?

Como você se sente quando chega à noite em casa e se dá conta que não conseguiu terminar seu projeto? O que passa pela sua cabeça quando te cobram algo que deveria ser entregue há muito tempo?

O primeiro passo para superar a procrastinação é entender que isso faz mal, principalmente, para você. São os seus sonhos que são deixados de lado, é a sua produtividade que é jogada no lixo. O segundo passo é entender que é possível sim mudar essa condição. Ser produtivo não é um “privilégio divino”. Na verdade, é fruto de muito esforço e dedicação. Afinal, até as pessoas mais produtivas sentem vontade de procrastinar às vezes. A diferença está em não deixar essa vontade virar uma realidade.

Pare de dar desculpas

A vida é corrida, cheia de atividades, cheia de problemas…Mas é para todo mundo. Então o que você pode fazer para que a sua vida seja mais organizada, mesmo com tantas coisas? Enquanto você busca por desculpas, o tempo passa. É melhor usar o seu tempo de uma maneira mais eficiente: agindo.

Comece devagar, mas comece. Tire as ideias da cabeça e comece a produzir. Se você tem um grande projeto em mente, pense como você pode realizá-lo, quais as etapas a serem seguidas, quais são os prazos, o que você precisa, quem pode te ajudar. Se ficar apenas na cabeça, não vira nada. Você continuará procrastinando.

Mude a forma de falar com você

Muita gente se culpa por não ter conseguido fazer algo, por não ter conseguido resolver um problema. Mas a maneira como você lida com essas adversidades pode te atrapalhar. Não seja tão duro consigo mesmo.

Ao invés de falar:

“Eu tenho muito a fazer. O que eu vou fazer primeiro? Desisto”

“Estou tão estressado. Não consigo pensar de maneira racional “

“Estou tão sobrecarregado. Eu gostaria que minha vida fosse diferente “

Fale:

“Eu preciso fazer x e y. Qual é a melhor maneira de fazer tudo? Como posso me organizar?”

“O que está causando estresse? O que precisa mudar para gerir melhor essa situação?”

“O que posso fazer para melhorar isso, considerando as circunstâncias atuais?”

As palavras que você usa podem te animar ou te desanimar totalmente. Elas fazem você se sentir melhor ou gerar mais stress. As palavras que você usa com você mesmo são fundamentais para tudo na vida. Como você pode mudar a maneira como você está pensando? Seus pensamentos te ajudam a produzir mais ou não?

Leia também:

15 dicas para deixar seu dia mais produtivo

Para te ajudar nessa empreitada rumo à produtividade, separei aqui 15 dicas que podem virar hábitos na sua vida. Ser produtivo é uma questão de disciplina e coragem. O que você pode fazer para deixar de procrastinar e tornar o seu dia mais produtivo? Ser imparável é uma questão de escolha.

infografico-como-ser-mais-produtivo

Clique aqui e salve o infográfico em alta resolução

 

Crie hábitos

Um hábito é bem difícil de mudar. Quando criamos um hábito, fazemos sem pensar. É automático. Então procure criar hábitos que deixem o seu dia mais produtivo. Elimine tudo aquilo que simplesmente te tira do foco, te distrai e faz mal. Incorpore no seu dia a dia atividades saudáveis e altamente produtivas.

Existem várias dicas, aplicativos, ideias e conceitos sobre produtividades. Mas nada disso dura por muito tempo. Só um hábito perdura a vida toda. Incorpore novos hábitos na sua rotina. Comece aos poucos, sem cobranças. Apenas faça, dia a dia, até que vire um hábito.