4 dicas para acabar com a procrastinação

Que atire a primeira pedra quem nunca procrastinou algo na vida. Se você já sentiu preguiça de terminar uma tarefa ou ficou meses adiando para tomar uma decisão importante, fique tranquilo, você não está sozinho neste barco.

Todo mundo já procrastinou, nem que tenha sido ao menos uma vez. O problema é quando isso vira um mal crônico. Sim, existe um percentual alarmante de procrastinadores crônicos. E isso surge das várias opções e distrações que temos atualmente. Para algumas pessoas, é extremamente difícil se concentrar em algo e tomar decisões.  

Quando se pensa em uma pessoa altamente produtiva, você provavelmente imagina alguém que se concentra sem esforço no trabalho e nunca sucumbe à procrastinação. Sabe aquele tipo de pessoa que trabalha em qualquer lugar e em qualquer horário? Consegue trabalhar no chão de uma estação do metrô e rende muito mais do que você em uma hora numa biblioteca.

A verdade é que essas pessoas extremamente produtivas também enfrentam os mesmos desafios de procrastinação. A diferença é que essas pessoas simplesmente vencem a procrastinação, não se deixam abater pelo cansaço, preguiça, dúvida. Essas pessoas entendem o “porquê” da vontade procrastinar e aplicam estratégias para que a “vontade de empurrar com a barriga” não vença,

E sabe o que é interessante? Qualquer pessoa pode ser altamente produtiva e superar os desafios da procrastinação. Como tudo na vida, parar de procrastinar deve ser um hábito. E se esse hábito for novo para você, não tenha pressa, isso só gera ansiedade e dificulta as coisas. Novos hábitos devem ser incluídos aos poucos na rotina.

O primeiro passo para superar o drama da procrastinação e entender que só você pode resolver esse problema. Você é o dono da sua vida e das suas escolhas. Você escolhe ser produtivo ou procrastinador? Você escolhe dar um “ok” nas tarefas concluídas ou ficar olhando aquela lista enorme de coisas para fazer? É melhor dormir com a cabeça tranquila ou cheia de problemas e atividades atrasadas?

4-razoes-para-procrastinar

4 razões para procrastinar e 4 formas de curá-la

Embora não seja fácil para um procrastinador mudar – apenas começar é muitas vezes um desafio – é possível. Aqui estão as principais razões pelas quais as pessoas tendem a procrastinar e algumas dicas e técnicas para resolver o problema.

Vamos lá:

1-Você se sente sobrecarregado

Às vezes, quando você se sente consumido pelo número de tarefas por conta da sua lista de metas, é normal querer parar, se desligar. Isso pode ser particularmente verdade quando você enfrenta tarefas grandes ou complicadas. Em vez de seguir em frente, você começa a excluir algumas atividades. Você diz a si mesmo que não tem as horas necessárias para trabalhar naquela tarefa. Você coloca na cabeça que precisa de um período prolongado e ininterrupto para continuar. Mas, como você já pode imaginar, esse luxo ou sonho não se materializa e você não consegue terminar a atividade que se propôs a fazer ou que outra pessoa determinou a você.

Solução:

Quebre a tarefa em pedaços menores. Tem um ditado que diz: “Como você come um elefante? Uma mordida de cada vez”. Dividir grandes tarefas em pedaços menores, os quais não levarão mais de 15, 30 ou 45 minutos para serem concluídos, é uma estratégia muito boa. Coloque essas tarefas mais gerenciáveis em sua lista de tarefas e comece a festa! Com atividades menores, você retoma o fôlego e segue frente. Quando menos esperar, tudo estará concluído.

Quando temos um projeto muito grande, à primeira vista assusta. O primeiro pensamento é: “Não consigo. É muita coisa”. Então pare, analise tudo e separe esse projeto em pequenas etapas. Fica mais palpável. Também não se coloque prazos impossíveis. Se o projeto é grande e complicado, estabeleça datas e limites razoáveis. 

Leia também:

voce-esta-trabalhando-muitas-horas-por-dia

2- Você está trabalhando muitas horas por dia

Muitas vezes, as pessoas procrastinam porque estão tentando trabalhar contra os ritmos naturais do seu corpo. Os ritmos circadianos, que representam o período de um dia (24 horas) regulam o nosso relógio biológico. Então fica complicado manter a mesma empolgação e dedicação se você não dorme direito, não trabalha uma quantidade saudável de horas e não cuida de você mesmo.

Tem gente que vira noites e noites trabalhando e mesmo assim não conseguem terminar uma determinada tarefa. Também há aqueles que estão trabalhando muito num projeto que não é prioridade, deixando, assim, seus objetivos de lado.

Solução:

Descanse o corpo e a mente. Determine quando você está no seu auge. Você é uma pessoa da manhã? Você se sente mais vivo no final da tarde? Você é mais produtivo à noite? É fundamental agendar e executar tarefas difíceis, complicadas ou desagradáveis nestes horários de pico. É bem provável que você consiga executar as atividades sem grandes dificuldades.

Mesmo que você simplesmente não possa “escolher” o melhor horário para trabalhar, procure arejar a cabeça. Dê uma volta, vá tomar um café. Não adiante ficar em frente ao computador forçando o cérebro a fazer algo que ele não quer. Desse jeito, você vai se distrair com um site qualquer ou uma rede social. Perdendo o seu tempo e a vontade de trabalhar.

3-Você odeia a tarefa

Todo mundo tem uma tarefa que não gosta. Pode ser na área do financeiro, suporte, atendimento, orçamento etc. Seja qual for a tarefa temida, se você realmente a odeia fácil adiá-la. O problema se agrava quando você fica envergonhado por sua procrastinação. Essa resposta apenas dificulta a tarefa e a procrastinação se torna uma espiral negativa.

Tem gente que odeia várias coisas. Simplesmente reclamam de tudo, gostam de encontrar defeito em qualquer coisa. Sempre encontram uma desculpa negativa para deixar a tarefa para depois…Só que esse “depois” nunca chega.

Solução:

Equilibre. Combinar uma tarefa desagradável com uma recompensa pode ajudar. É simples, faça promessa com você mesmo. Ao realizar uma tarefa desagradável, prometa-se assistir mais tarde uma série que você gosta ou ir a um restaurante diferente. Primeiro, no entanto, complete sua tarefa.

É assim que fazemos com as crianças. Se elas querem comer chocolate, fazemos elas prometerem almoçar tudo para depois comer a sobremesa. Quando querem brincar com os amigos, fazemos elas prometerem que vão fazer o dever de casa para depois ir para rua. É uma recompensa pelo esforço.

voce-precisa-de-senso-de-urgencia

4-Você precisa de um maior senso de “urgência”

Você precisa de prazos críticos para começar uma ? Algumas pessoas dizem que funcionam melhor quando estão sob pressão extrema. Embora não haja um estudo para apoiar essa crença, ela é bem corriqueira. As pessoas querem acreditar que funcionam melhor sob pressão, então elas se colocam nessas situações, continuando o ciclo de procrastinação. Se você está esperando até o último minuto para começar, essa percepção equivocada será seu problema.

Solução:

Crie prazos falsos. Se você programar seu relógio cinco ou dez minutos mais cedo, você já está usando falsos prazos. Seja sincero. Toda vez que você olha seu relógio, faça a matemática. Não são 9:00 da manhã, são apenas 8:50. Você não está se enganando pensando que é mais tarde do que realmente é. Em vez disso, lembre-se de que o tempo incorreto nos lembra de tentar chegar na hora. Isso aumenta nossa autoconsciência.

Você pode fazer o mesmo com prazos. Diga a si mesmo que esse relatório é devido na manhã de sexta-feira em vez de sexta-feira à tarde. Diga a si mesmo que você tem apenas 30 minutos para completar a tarefa. Então, segure-se nestes novos prazos.

Se nada der certo…

Uma última solução: se nada mais funcionar, lembre-se de outras vezes quando a procrastinação causou estresse, arrependimentos ou humilhação e até mesmo o investimento do seu negócio. Quando você pensar em procrastinar, lembre-se desses resultados desagradáveis. Tudo isso pode acontecer novamente. Você quer que isso se repita?

Aprender a controlar a procrastinação é uma forma de autodisciplina. Como outras mudanças comportamentais, isso não acontece imediatamente. Você terá retrocessos. No entanto, se você usar as técnicas listadas acima, você pode começar a progredir e fazer sua lista de tarefas e começar um ciclo mais positivo.

Leia também:

4-dicas-para-renovar-sua-motivacao-diaria

4 dicas para renovar sua motivação diária

Manter-se motivado é um exercício diário. Não dá para simplesmente esperar que uma luz divina te faça acordar todos os dias com disposição total e vontade de trabalhar e produzir cada vez mais e mais. Você precisa buscar por essa empolgação, por essa vontade de ser feliz. 

Com a rotina do dia a dia e os problemas que surgem inevitavelmente, é fácil cair no desânimo e, simplesmente deixar as coisas para depois. Afinal, é mais fácil ficar assistindo série a tarde toda do que terminar aquele relatório complicado. É mais fácil ficar mexendo nas redes sociais do que fazer um plano de carreira. É melhor pedir comida pelo telefone do que fazer comida. 

Separei aqui quatro dicas rápidas para manter seu cérebro e seu corpo motivados. Cuide-se. Cuide da mente, do corpo, do sono. Seu corpo é uma máquina e precisa de cuidados. Não tem como deixar no modo automático. Não funciona assim. 

Vamos às dicas:

1-Faça exercício parte da sua rotina diária

Exercitar-se diariamente mantém a mente arejada e nos torna mais felizes. Manter uma mentalidade positiva e as perspectivas são uma das principais chaves do sucesso. Com todos os obstáculos e desafios que os empreendedores enfrentam diariamente, qualquer vantagem deve ser bem-vinda com os braços abertos.

Não importa se você se exercita de manhã, tarde ou noite – encontre o tempo para fazê-lo e faça dele uma prioridade. Faça uma caminhada, vá para academia, faça pilates, yoga. Não importa a atividade. O que importa é o amor pelo o seu corpo. Movimenta-se. Só você pode cuidar do seu corpo e da sua saúde. Não procrastine isso.

Se você odeia academia, faça dança, corrida, um esporte coletivo. Se você não consegue correr, faça uma caminhada mais longa. Não tem tempo? Reorganize-se, acorde mais cedo, tire alguns minutos no almoço. Enfim, é a sua saúde, é o seu corpo.

tire-um-tempo-para-desconectar

2-Tire um tempo para desconectar e relaxar

Executar um negócio é estressante às vezes – não há como negar isso. Se você não aproveitar o tempo para relaxar e desconectar de vez em quando, você sofrerá um caso extremo de burnout (esgotamento profissional). Muitos empresários pensam que têm que trabalhar sem parar. Claro que é preciso trabalhar bastante, mas você tem que saber quando é hora de relaxar e recarregar.

Coloque um tempo em sua programação semanal para se dedicar a um hobby. Vá caminhar no parque, vá pescar, assistir a um filme ou fazer qualquer outra coisa que o relaxe. O tempo familiar também é uma ótima maneira de escapar e desconectar. Além disso, não tenha medo de tirar férias de vez em quando. O tempo perdido pode ser muito benéfico. 

3-Encontre uma rotina que funcione para você

Manter um horário regular é ótimo para trabalhar com foco e sentir-se responsável. Quando o seu dia é mapeado e você sabe exatamente o que precisa ser feito, você vai se ver completando tarefas mais rapidamente e cruzando tarefas fora de sua lista de tarefas a um ritmo acelerado. A parte mais difícil é apenas fazê-lo – depois de um tempo, seu corpo se acostuma a sua rotina, tornando mais fácil o passar do tempo. 

Estipule horário para acordar, trabalhar, almoçar, estudar, se exercitar…Enfim, planeje-se. Não deixe que as coisas simplesmente aconteçam. Se você grava vídeos, coloque um dia e um horário para isto. Se você quer fazer conteúdo para as redes sociais, faça um calendário editorial, isso facilita muita o trabalho. Ter uma rotina controlada e que você ama é libertador. Saber que você tem horário e dia para fazer suas atividades te deixará mais tranquilo e organizado. 

Leia também:

aprenda-a-gerenciar-seu-estresse

4-Aprenda a gerenciar seu estresse

O estresse é quase impossível de evitar como empreendedor, mas pode ser gerenciado. É importante que você aprenda a controlar como você o deixa afetar sua mentalidade e processo de tomada de decisão. Não só o estresse é ruim para sua saúde pessoal, mas também pode afetar negativamente seu negócio se você o deixar.

O estresse pode arruinar relacionamentos clientes, atuais e potenciais, se você o deixar vencer. Estresse é a última coisa que sua empresa precisa, então, aprenda a gerencia-lo e mantê-lo à distância durante momentos importantes. O estresse não diminui com mais sucesso, como muitos gostariam de pensar. Na verdade, muitas vezes é o contrário, e nunca vai desaparecer inteiramente, então aprenda a gerencia-lo o melhor possível.

Por isso é tão importante ter uma rotina saudável e que você ame. É bom fazer exercícios, tirar um tempo para relaxar, viajar, ter um hobby. Nem só de trabalho é a vida. Desconecte-se. Trabalhe com amor. Quando o estresse bater, lembre-se da sua motivação, do seu objetivo. 

Leia também:

domine-a-procrastinacao

Domine a procrastinação

A procrastinação é uma das maiores ameaças à produtividade. Se você sucumbir a ela, pode descarrilar completamente seu caminho para o sucesso.

Para combater a tentação de procrastinar, você precisa mudar sua maneira de pensar. Diga as palavras “faça agora” para si mesmo – isso irá motivar e empurrá-lo para começar em tarefas difíceis. Outra dica  é abordar suas tarefas mais difíceis primeiro. Se é difícil ou complexo, faça logo. Assim você se livra desse problemão. Caso contrário, ficará procrastinando até encontrar a “hora certa” para fazer. 

É importante entender que você não consegue administrar o tempo – está fora do nosso controle. Em vez disso, administre sua vida. Escolha o que fazer primeiro, o que você fará em segundo lugar e o que você fará mais tarde. Organize sua vida, seu dia, suas tarefas. Organize sua mente.

Faça uma lista de tarefas, com prazos a serem cumpridos e como devem ser executadas. Tire tudo da cabeça e coloque no papel. Isso te ajuda a visualizar o tamanho da tarefa e clareia as ideias. Geralmente, as pessoas pensam, pensam, pensam e não executam. Dessa forma, ficam ansiosas, estressadas e estagnadas. Não adianta apenas pensar, é preciso executar, realizar. 

Por mais que seu sonho ou projeto pareça complicado demais, para que ele aconteça é preciso que você comece a executá-lo. Enquanto você deixar as coisas para “amanhã”, “mês que vem” ou “ano que vem”, sua vida será a mesma. Ficar na zona de conforto parece bom, mas, na verdade, é bem chato.  O que você pode fazer para superar o medo, a preguiça e desânimo? Vença a procrastinação!

Produtividade
jun
24