6 passos para criar uma relação de confiança com a sua audiência

Se você empreende ou simplesmente oferece um serviço, já sabe o quanto é importante investir na Internet, principalmente nas Redes Sociais, para impulsionar os seus negócios. Atualmente, é obrigatório tem um perfil em, pelo menos, duas Redes Sociais. Você precisa estar onde seus clientes estão e, pode ter certeza, que eles estão na internet.

Mas não basta ter um perfil no Facebook, no Instagram, Snapchat ou Twitter, nem mesmo apenas ter um blog ou site. É preciso mais do que isso. É preciso criar uma relação de confiança e integridade com a sua audiência. É muito importante que você dê atenção ao conteúdo que gera para os seus seguidores/clientes.

Com tanta informação na internet, criar conteúdo com valor é um grande diferencial. É por meio do conteúdo que você posta, que os seus clientes conhecem a sua personalidade, seu trabalho, sua missão, seus objetivos. É dessa forma, cria-se uma relação entre você e sua audiência.

É muito mais fácil oferecer um serviço ou produto quando você tem uma relação mais íntima com a sua audiência e, claro, quando você entrega um conteúdo de valor e gera transformação e impacto. Conteúdos de qualidade e bem feitos significam que você se preocupa com os seus seguidores, com os seus clientes. Conteúdo de valor significa que você tem uma missão de verdade.

estreitar-relacao-com-seu-publico

6 dicas para estreitar a relação com o seu público

Separei aqui seis dicas básicas para que você comece a dar importância para o conteúdo que sua audiência recebe.  Se você seguir estas etapas, esse relacionamento potencialmente pode durar toda a vida.

Vamos lá:

1-Concentre-se na resolução de problemas. Depois, em conseguir mais seguidores

Um erro de muitos empreendedores – pequenos ou grandes -, é dar mais importância em atrair novos seguidores do que criar conteúdos de valor, que gerem a transformação do cliente.

Lembre-se sempre: você não quer que as pessoas apenas “te encontrem”, você quer elas continuem acompanhando o seu perfil, independente da Rede Social; quer que elas sigam o seu trabalho.

Procure sempre resolver os problemas dos seus “seguidores”, dos seus clientes. Contribua para o crescimento deles, seja pessoal ou profissional. Conheça a sua audiência, saiba quais são as dúvidas das pessoas, o que elas querem saber sobre o seu trabalho ou sobre a sua área de atuação.

Em geral, sua tarefa é descobrir como sua marca, sua empresa, seu produto, pode produzir conteúdo de qualidade em vez de fazer a mesma coisa que todos os outros estão fazendo. Busque se destacar.

Não seja apenas mais um falando sobre temas simplórios. Solucione os problemas da sua audiência, crie conteúdos de qualidade e valor.

Leia também:

qualidade-x-quantidade

2-Qualidade é mais importante do que quantidade

Escrever só por escrever não vale a pena. Postar conteúdo sem valor e sem importância não gera interação, impacto e interesse. Se você quer postar um texto e uma imagem só para cumprir tabela, é melhor deixar sua rede social ou blog sem atualizar. As pessoas sabem quando o trabalho é feito sem dedicação e atenção.

Claro que é ótimo ter conteúdo novo todos os dias para os seus clientes/seguidores, mas esse conteúdo tem que ter qualidade. Para isto, organize uma linha editorial para as suas postagens. Separe um dia para pensar nos temas das suas postagens e, se possível, já deixe tudo pronto para a semana seguinte. No Facebook, tem como deixar postagens programadas, no blog também. No caso de outras redes sociais que não permitem o agendamento prévio, como o Instagram, por exemplo, é possível usar plataformas de gerenciamento de mídias sociais. Existem várias, pagas e gratuitas.

Se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade, terceirize. Contrate ou peça para alguém que sabe fazer executar essa tarefa. Às vezes, é preciso abrir mão de algumas atividades e deixar com quem entende. Todo empreendedor precisa entender isso.

Preze pela qualidade do seu conteúdo. É ele que te diferencia no mercado. Quanto mais conteúdo bom, mais seguidores e clientes você terá. É por meio do conteúdo que você posta na internet que as pessoas conhecem o seu trabalho e descobrem a sua missão.

3-Seja consistente nas publicações

Ninguém gosta de seguir um perfil nas redes sociais ou visitar um blog que teve uma ótima publicação, mas não é atualizado há dias ou meses. Infelizmente, muitos profissionais esquecem de atualizar seus perfis, sites ou blogs…Ou simplesmente não dão tanta importância para isso, o que é um grande erro.

Coloque-se no lugar do seu leitor. Você segue um perfil muito legal no Instagram? Não perde uma postagem dele? Pois é, já pensou se o dono desse perfil deixasse de postar de repente? Seria bem chato.

É o que seu seguidor pensa de você. Isso pode afetar a confiança do seu seguidor, e possível cliente, em relação ao seu trabalho. Ele pode pensar que você não consegue manter um bom trabalho com consistência por bastante tempo. Seu seguidor pode achar que seu trabalho não é confiável.

As redes sociais estão cada vez mais importantes. Já são referência para os clientes. Muitos fazem pesquisa em sites e redes sociais antes de fechar algum serviço ou comprar um produto. Você precisa estar internet e, claro, precisa ter um perfil e um blog/site atualizados.

4-Evite assuntos muito comuns

Um dos maiores erros que você pode fazer em relação à conteúdo é simplesmente fazer o que todo mundo da sua área está fazendo. Você até pode falar sobre os temas do momentos e assuntos do mercado, mas procure se diferenciar, fazer de uma forma diferente. Busque uma interpretação nova, um tópico de destaque. Saia do comum. Saia da mesmice.

Que tal pegar um dos assuntos mais populares da sua área e produzir um conteúdo que seja exclusivo para a sua marca/serviço ou produto, mas que impacta várias pessoas?

Às vezes, o que precisamos é simplesmente parar e pensar no conteúdo a ser escrito e postado. Lembra do tópico 2? Qualidade é mais importante do que quantidade. Você não precisa postar o que todo mundo está postando só para seguir a onda. Você pode e deve produzir um conteúdo personalizado para o seu público, para a sua persona.

invista-na-sua-marca2

5-Invista na sua marca

Branding não é apenas o seu logotipo, tipo de letra ou mesmo história da sua empresa. Tudo isso junto cria a relação de confiança entre você e o seu cliente. Construir essa confiança demora um tempo, em alguns casos, mas deve ser um dos principais objetivos do seu conteúdo. Lembre-se das crenças que você tem em comum com seus clientes, a missão que você compartilha, e seja consistente com elas.

Pense no conteúdo como uma peça estratégica para o seu negócio. Você deve criar conteúdos que façam o seu cliente se interessar pelo seu trabalho, pelo produto ou serviço. Você deve criar um conteúdo valioso que faça as pessoas lembrarem da sua marca na hora de decidir comprar um produto um contratar um serviço.

As redes sociais são aliadas do seu negócio, seu site/blog também, caso você tenha um. Então invista na sua marca. Isso inclui conteúdo de qualidade, um design bonito, uma linha editorial consistente, presença diária e um bom relacionamento com a audiência.

6- Converse com a audiência usando as mídias sociais

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para criar confiança com o seu conteúdo e sua marca é se envolver diretamente com seu público através das mídias sociais. Mas não é só pedir para as pessoas “entrarem no seu site” ou “curtir” a última publicação do Instagram ou comentar sua postagem no Facebook.

Você precisa realmente conversar com a audiência, estar presente, mostrar-se interessado em ter uma comunicação direta com as pessoas que seguem o seu trabalho. Se você tentar vender um produto ou oferecer um serviço para a sua audiência sem antes criar uma relação de confiança e interesse mútuo, pode ter certeza que você fracassará nessa investida.

Não trate sua audiência como simples “compradores”. Não seja um vendedor para os seus seguidores. Eles querem conteúdo de qualidade, querem aprender com você, querem acompanhar o seu trabalho. Se o que você oferece gratuitamente for bom, as pessoas vão se interessar pelo conteúdo pago.

Leia também:

seja-unico

O que você precisa “ser” para conseguir a confiança dos seguidores

Não basta organizar suas publicações, pensar na linha editorial, editar várias fotos e imagens para postar, gravar vídeos e escrever bons textos. Você precisar ser real e não um robô! Os clientes querem seguir pessoas normais, humanos. Então não se esqueça de ser você, de ser natural. Isso é muito importante no contato com os seguidores. 

Separei aqui três dicas rápidas para você criar uma relação verdadeira com os seus seguidores.

1 –Seja único

Sim, você pode ser único. Basta sair da mesmice, do senso comum. Crie conteúdos valiosos, com o seu ponto de vista. Falar que fazer exercício físico é importante para a saúde é batido. Você precisa dizer quais são os reais benefícios de se fazer exercícios diariamente. É melhor fazer atividade física durante o dia ou à noite? Fazer atividade em grupo é melhor do que fazer sozinho? Você precisa explorar todas as possibilidades de um tema. Precisa dar uma nova interpretação, fazer a sua audiência pensar.

Pense em fotos diferentes, vídeos instigantes, um design interessante. Tudo isso é importante para chamar a atenção do seu leitor. E pensar nisso tudo demonstra que você se preocupa com os seus seguidores.

Pesquise aplicativos de edição,  busque formas diferentes de escrever, comece a gravar vídeos. Existem várias ferramentas disponíveis para isto, muitas gratuitas. Crie frases que marquem o seu o trabalho, cores e símbolos que identifiquem o seu trabalho. Enfim, não seja mais um na imensidão da internet. Destaque-se. Faça as pessoas reconhecerem o seu trabalho, o seu diferencial.

2- Seja uma referência positiva para o seu público

As pessoas buscam referências para seguir e se inspirar. Seja uma dessas inspirações. Seja alguém que as pessoas se modelem. E você pode ser isso sendo simplesmente você e entregando um conteúdo de valor e qualidade.

Estude a sua área, o seu público, seja uma pessoa sempre atenta ao que acontece no mercado. Seu público quer sua opinião, seu ponto de vista, quer saber o que você pensa sobre determinados assuntos. Para confiar em você, o seu público precisa te conhecer.

Não estou dizendo para você ser uma pessoa polêmica ou ser líder de um movimento. Isso é mais sobre ter cuidado com o conteúdo que você posta. Se você é uma pessoa íntegra, que cria um conteúdo com dados, referências, demonstra interesse pela sua área de atuação, as pessoas automaticamente passam a acreditar em você e no seu trabalho.

3- Seja divertido

Esta é a melhor maneira de chegar ao coração dos seus seguidores e é um atalho para o cérebro deles. Você pode falar de assuntos chatos de uma maneira leve. Pode rir e brincar com os seus seguidores. Se você é ranzinza nas redes sociais possivelmente já perdeu alguns seguidores.

Não precisa ser extrovertido o tempo todo e fazer piadas. O importante é que os seus seguidores percebam que você está feliz ao compartilhar aquele conteúdo com eles, que você se importa em conversar, mesmo que pela internet, com cada um deles.

É bom que seu conteúdo seja profundo e de qualidade, mas que também tenha leveza. Não seja grosseiro nas palavras e nos vídeos.

Leia também:

sua-audiencia-merece-um-conteudo-bem-feito

Sua audiência merece um conteúdo bem feito

As redes sociais surgiram trazendo uma grande mudança na forma de nos comunicarmos na internet. Hoje, qualquer informação pode alcançar milhares de pessoas em um curto espaço de tempo através de uma rede social. Isso trouxe grandes benefícios para as empresas ,que podem e devem divulgar suas marcas e produtos nas mídias sociais. 

Uma única postagem, se bem feita e administrada, pode ter um grande alcance de público e sua marca pode impactar milhares de pessoas. Mas para que isso aconteça, você deve tratar o se conteúdo com atenção. Seu público merece isso. 

Para criar um conteúdo de qualidade e com engajamento, você precisar ser um expert do seu público, precisa conhecê-lo profundamente. É importante que você saiba o que o seus seguidores gostam, qual rede social eles mais frequentam e quais assunto mais comentam. Definir e conhecer suas personas é essencial. Aqui, nós montamos um guia definitivo para você definir o seu cliente ideal.

Você tem feito conteúdo pensando no seu público? 

Outro ponto importante é entender que as postagens não devem ser exclusivamente sobre você e o seu produto ou serviço. As postagens devem ser sobre o seu cliente, sobre as dores do seu cliente. Você deve criar conteúdos pensando no seu público, pensando na transformação que você quer oferecer. 

Separe um dia da sua semana para montar um calendário editorial e pensar nas suas próximas postagens. Não faça nada de qualquer jeito. Pense na imagem, no texto, no horário que você vai postar. Use as Redes Sociais como uma ferramenta para impulsionar o seu negócio, como aliadas. Usando corretamente as mídias sociais, você e a sua empresa só têm a ganhar.