9 passos para criar um ebook e captar mais clientes

Ebook (ou e-book) é uma abreviação do termo inglês eletronic book e significa livro em formato digital. Pode ser uma versão eletrônica de um livro que já foi impresso ou lançado apenas em formato digital. Assim como os blogs, redes sociais, e-mails, infográficos, vídeos e webinários, o ebook é uma ferramenta indispensável para o sue negócio on-line.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona com base na produção de conteúdo de qualidade e, por isso, a criação de um ebook é uma das ferramentas de marketing digital que lhe ajudam a ter sucesso. Esse recurso permite que você consiga “fisgar” os leitores e levá-los para o seu site, por exemplo. Se o conteúdo que você oferece for de qualidade, os leitores podem ser tornar fieis do seu trabalho.

Integrar o ebook ao e-mail marketing é uma ótima maneira de conseguir mais leads (emails). O ebook é uma boa moeda de troca para obter mais informações de possíveis clientes: as pessoas não se importam em deixar o e-mail e mais alguns dados em um formulário, já que vão receber um conteúdo mais rico e denso. A troca vale a pena para os dois lados.

Com várias ferramentas disponíveis, gratuitas e pagas, é possível fazer seu próprio ebook, sem a necessidade de contratar um profissional de design, por exemplo. Se você está começando o seu negócio agora ou não tem recursos para investir numa super produção, saiba que é possível sim fazer um ebook de qualidade e conquistar novos clientes.

Mas antes de partir para produção e diagramação do seu ebook, você precisa definir alguns pontos importantes. Entre eles, o tema e o objetivo desse livro. Por isso, criamos aqui um passo a passo para que você possa criar e divulgar o seu ebook sem problemas.

Vamos lá:

selecione-o-tema-do-seu-ebook

1 – Selecione o tema do seu e-book

Essa é a etapa mais importante do processo de criação do seu livro, principalmente, se você pretende ganhar dinheiro com ele. Por isso, escolha um tema que você tenha conhecimento e afinidade. Assim, fica mais fácil escrever um conteúdo sólido e de qualidade. Lembre-se sempre que é importante criar um conteúdo valioso para o seu cliente.

Faça um brainstorming, coloque todas as ideias no papel. Veja o que está sendo produzido na sua área, quais temas são destaque e podem virar conteúdo. Outra forma de levantar temas para criar um ebook é ver que tipo de material sua empresa tem que pode gerar ideias de conteúdo. Você pode, por exemplo, aproveitar uma pesquisa de mercado para extrair assuntos sobre as principais tendências da sua área de atuação.

 Mas tudo isso fica mais simples quando você sabe quem é a persona do seu negócio. Para quem será esse livro? Para quem você está escrevendo? Quais são as dúvidas, as dores, os interesses dessa persona? Saiba qual é o seu nicho e produza um material que sane as dúvidas dessas pessoas.

Ainda não sabe quem é sua persona? Acessa então o nosso Guia Completo para Criar o Cliente Ideal do seu Negócio. 

2 – Reúna informações importantes

Agora, que você já selecionou o tema e, principalmente, determinou para quem será este livro, está na hora de reunir e organizar as informações necessárias para criar este material. Para criar um ebook de qualidade, é preciso fundamentar suas ideias, por isso, é interessante que você faça uma pesquisa sobre o que já foi escrito sobre o tema escolhido e o que há de novo em discussão.

Crie tópico dentro do tema escolhido e faça um esboço de cada um deles. Organize os sub-temas em capítulos, assim, o conteúdo fica visualmente mais fácil de ser compreendido pelo leitor.

Se você vai fazer um livro de receitas, por exemplo, comece a pesquisar quais receitas são mais interessantes para o seu público, faça testes, conheça os produtos e temperos. Se você vai fazer um guia de viagens, estude bem a área, os países, cidades, passagens, passaportes etc. Lembre-se: é um livro. É digital, mas é um livro. Por isso, o conteúdo deve ser bem feito.  

3 – Escolha o formato: PDF ou Epub

A principal diferença entre os dois formatos é em relação à adaptação dos textos à tela do leitor. Um ebook com o formato Epub é reflowable, ou seja, oferece a possibilidade de adaptação do texto e tamanho da fonte automaticamente à área de visualização disponível. Aqueles disponibilizados em PDF, no entanto, mantêm sempre o mesmo formato da versão impressa, seja qual for a área de exibição.

Funcionalidades dos arquivos Epub:

  • Possibilitam o redimensionamento de textos e a alteração da fonte;
  • Permitem a busca por palavra e a inserção de destaques;
  • É possível mudar de página a partir do toque;
  • Ideais para ebooks mais simples, sem muitas imagens

Funcionalidades dos arquivos PDF:

  • Reproduzem com exatidão o modelo da página impressa;
  • Permite ampliar ou reduzir a página, para melhor visualização do conteúdo;
  • A barra de navegação pode ser utilizada para folhear as páginas;
  • Ideais para ebook mais complexos, em que o número de imagens é significativo e o formato é mais complexo;

Se você está produzindo o seu primeiro ebook e ainda não tem familiaridade com essas ferramentas de edição, é aconselhável gerar o ebook em PDF mesmo. Mais adiante, falaremos sobre programas para criar o seu livro.

escreva-o-conteudo

4 – Escreva o conteúdo

No tópico 2, você começou a fazer um esboço do conteúdo. Aqui, no entanto, chegamos à fase de redigir verdadeiramente o livro. Mão na massa! É o momento de colocar em ordem todas as informações colhidas e criar um conteúdo valioso. Seu cliente pode não se importar muito com a diagramação do ebook, com o design ou fotos escolhidas, mas, com certeza, se importará com o conteúdo. Quando o cliente compra o ebook ou coloca o e-mail dele na sua lista para receber um livro on-line gratuito, ele espera receber algo relevante e importante.

Lembre-se de que um ebook é lido no computador, celular ou outro dispositivo digital, e, por isso, ele deve ter algumas diferenças em relação a um texto que será lido no papel.

Algumas dicas são bem importantes:

  • Divida seu texto em capítulos (cabeçalhos e subtítulos); isso pode melhorar muito a experiência do usuário. Afinal de contas, na internet a leitura é mais dinâmica, então é importante criar estruturas que tornem o eBook mais escaneável;
  • Faça parágrafos curtos; um bloco inteiro de texto pode ser muito cansativo de ler em uma tela. Por isso, parágrafos pequenos são ideias, já que melhoram o fluxo do texto e adicionam mais espaço em branco, despoluindo o conteúdo;
  • Aproveite formas de destacar o texto; negritos e itálicos ajudam a ressaltar as ideias mais importantes.
  • Use imagens; além de chamarem a atenção do leitor, elas podem ser utilizadas como respiro ou para ilustrar e complementar uma ideia.

5 – Faça uma revisão do seu texto

Terminou a primeira versão do seu ebook? Hora de fazer uma revisão completa e detalhada do texto. Veja se há alguma informação incompleta, conceito errado ou frases longas e confusas. Por fim, analise cuidadosamente a parte gramatical.

Depois de fazer o texto e a revisão do conteúdo, defina um título para o livro. É melhor deixar essa etapa mais para o final porque é mais fácil decidir um nome para o ebook quando ele já está pronto. Você já leu e pesquisou sobre o conteúdo, então, é mais simples pensar em um título que destaque os temas tratados no livro.

Leia também:

dedique-se-a-formatacao-do-livro

6 – Dedique-se à formatação do livro

O conteúdo já está pronto e revisado, então é o momento de pensar em como apresenta-lo ao público. Além de estar bem escrito, seu livro precisa ter um bom acabamento, o que dará um ar mais profissional à obra. Use bem a logo e as cores da marca para que o leitor se sinta familiarizado. Isso pode ser importante para fazê-lo lembrar da sua empresa caso você envie novos materiais por e-mail ou algo do tipo.

O ebook precisa ter um layout diferente de um material impresso, pelo fato de que será lido em uma tela. Por isso, crie uma disposição leve e que facilite a leitura do usuário. Evite blocos longos de textos e separe os temas em capítulos e tópicos.

Usar imagens também é fundamental para deixar a leitura mais fácil e a diagramação mais bonita. Você tem duas opções de utilizar fotos no seu livro digital, sem ter um custo alto: a primeira é optar pelo uso de imagens de seu arquivo pessoal, o que não lhe renderá problemas com direitos autorais. A segunda hipótese, é partir para os bancos de imagens.

Banco de imagens

Na internet, há inúmeros bancos de imagens disponíveis, e vários deles têm preços acessíveis, sendo que alguns são gratuitos. Alguns sites onde achar boas imagens para seu ebook:

  • ShutterStock: site de buscas que reúne milhares de fotos de uso royalty free a preços acessíveis para ilustrar seu ebook
  • Public Domain Photos: oferece mais de 5.000 fotos e 8.000 ilustrações para uso gratuito
  • Free Digital Photos: oferece também um plano pago, para quem precisa de imagens em alta resolução
  • Every Stock Photo: reúne mais de cinco milhões de fotos obtidas em diversos bancos de imagens
  • Pexels: oferece milhares de fotos gratuitas em alta resolução.

Existem vários programas para diagramar o seu ebook. Alguns gratuitos e outros pagos. Você pode usar, por exemplo, Photoshop, Indesign, Canva. Na internet, também há várias plataformas on-line para diagramar e também alguns layouts prontos para download. Para quem não tem muita familiaridade com edição e diagramação, o Canva é uma ótima opção. A plataforma disponibiliza alguns layouts prontos e gratuitos, sem contar que a edição é bem simples.  Você pode salvar o arquivo em PDF gratuitamente.

7 – Decida como distribuir seu e-book

Livro finalizado, chegou a hora de definir:

  • Como entregar o e-book após a venda?
  • Como receber pagamentos pela internet?
  • Como garantir a segurança do meu e-book na internet?

Para resolver questões como essas, o ideal é escolher uma plataforma de distribuição de produtos digitais. A plataforma deve prover todas as ferramentas e infraestrutura para que você não tenha que se preocupar com todos os pequenos detalhes do processo de venda. Se estiver em dúvida, converse com com alguns empreendedores digitais e pergunte a eles qual a plataforma de distribuição eles usam.

Leia também:

divulgue-seu-ebook

8 – Divulgue seu e-book

Monte estratégias para promover e difundir o seu trabalho. Você precisa saber como oferecer o seu produto aos seus clientes, por meio de quais mídias. Dicas para dar publicidade ao ebook:

Redes sociais: divulgue seu trabalho no Facebook, Instagram, Youtube e qualquer outra rede social que seu público-alvo faça uso. Lembre-se: seu público-alvo precisar estar nessa plataforma, por isso, é importante conhecer sua persona.

Parcerias: Entre em contato com sites que disponibilizam conteúdo relacionado ao tema do seu ebook e ofereça artigos para publicação.

Blog: Crie um blog sobre o tema do seu ebook, para montar uma rede de contatos com interessados no tema, e utilize a ferramenta para comercializar o seu livro;

Programa de afiliados: Participe de programas de afiliados para comercializar seu ebook. Através de programas de afiliados, você pode oferecer uma comissão a qualquer pessoa que venda seu livro. Você, enquanto produtor, poderá definir qual a comissão que seus afiliados receberão por venda do seu produto.

Email marketing: Construa uma lista de emails de pessoas interessadas em seu conteúdo. A partir daí, você poderá se comunicar com seu público diretamente e promover seu ebook para compra. Você pode disponibilizar um formulário para Newsletter em seu site ou blog.

9 – Registre a sua obra

Se a intenção é criar um ebook e comercializá-lo, é importante registrar o trabalho na Biblioteca Nacional. Assim você terá o ISBN, sistema de identificação que inclui os dados de autoria, e ficará mais seguro com relação aos direitos autorais. As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, no link http://www.bn.br/.

No entanto, lembre-se: esta etapa não é obrigatória e isso não pode ser um fator de impedimento para você colocar seu e-book no ar.

Leia também:

quais-as-vantagens-de-criar-um-ebook

Quais as vantagens de criar um e-book?

O ebook é um dos produtos mais eficazes dentro de uma estratégia de conteúdo. Além de ser uma isca digital para contatos qualificados, já que pessoas colocarão e-mail para recebê-lo; ele é um importante formato para disseminação de conhecimento, uma vez que permite reunir informações mais densas que um post para blog e confere mais densidade ao assunto tratado. Tudo isso de forma didática e atraente para o leitor.

Qual o potencial dos ebooks?

Seja um especialista na sua área

Se você elaborar um e-book mostrando o seu conhecimento profissional sobre o setor ou a área em que sua empresa atua, o leitor terá em você um ponto de referência e um especialista no assunto. O leitor parte sempre do pressuposto de que, se seu negócio é capaz de ensiná-lo a respeito daquele tema, é muito provável que também domine o processo de execução. Por conta disso, e-books são ótimas ferramentas de afirmação de autoridade. Mas nunca se esqueça que para isso é preciso criar um conteúdo valioso e de qualidade.

Receba leads qualificados

Quem tem interesse pelo e-book que você produziu não irá se incomodar em preencher um formulário para baixá-lo gratuitamente. Com isso, além de apresentar o seu conhecimento, você também irá gerar leads de seus clientes em potencial, algo muito importante para fazer a mensuração da eficácia de sua estratégia.

Gere compartilhamentos

O ebook é uma ótima ferramenta para você fazer uma campanha on-line semelhante ao antigo “boca a boca”. Se a pessoa gostar do seu conteúdo, com certeza, ela vai compartilhar com os amigos das redes sociais. É uma forma de conseguir mais clientes de forma orgânica. Aproveite do potencial educativo de um e-book e ofereça-o gratuitamente à sua persona. Se o conteúdo for interessante, é apenas natural que ele seja compartilhado com outros usuários.

Empreendedorismo Digital, Ferramentas
jul
14