7 dicas valiosas para começar a postar nas redes sociais

Como você divulga o seu trabalho ou empresa? Você faz anúncios em jornais e revistas? Divulga o endereço e o telefone na Lista Telefônica? Paga outdoors gigantes e caros ou simplesmente coloca uma placa na frente da empresa com o nome e telefone?

Se você ainda utiliza essas formas de divulgação, está na hora de se atualizar. Atualmente, todo mundo está na internet, especialmente nas Redes Sociais. O seu cliente ou cliente em potencial está no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube etc. E se o seu cliente está na Redes Sociais, você também precisar estar, o seu trabalho precisa estar.

A forma de anunciar e mostrar nosso trabalho mudou. Ninguém usa lista telefônica mais. Se uma pessoa precisa comprar flores, ela vai entrar no Google e procurar o telefone ou endereço de uma floricultura. Nisso, ela vai encontrar, possivelmente, as redes sociais de várias floriculturas e fazer sua escolha baseada nas fotos e informações publicadas ali.

Hoje em dia, o cliente busca internet informações e conteúdos antes de escolherem um profissional – de qualquer área. A pessoa se sente mais segura e confiante ao ver antes fotos, textos e vídeos postados pelo profissional. Há também aqueles que sentem interesse em fazer uma aula ou atendimento simplesmente porque viram uma postagem no Facebook ou Instagram.

Desperte o interesse das pessoas. Faça as pessoas escolherem o seu trabalho. Quer algo barato e acessível para fazer isso? Redes Sociais! Se você ainda não usa esse meio de comunicação para divulgar o seu trabalho, está perdendo tempo e pior: clientes. Por que você ainda não publica no Facebook ou Instagram? Medo? Vergonha? Desconfiança? Falta de hábito?

Não importa qual seja a sua resposta, você simplesmente precisa entender que é possível sim utilizar as redes sociais de maneira saudável, rentável e eficiente para o seu negócio. Para ajudar neste processo, separei aqui dicas preciosas para que você comece a dar os primeiros passos neste mundo incrível de possibilidades. Vamos lá!

 

Leia também:

Porque você deve divulgar seu trabalho nas Redes Sociais

 Por que você deve, afinal, divulgar o seu trabalho, empresa ou marca nas Redes Sociais? As razões são muitas! Posso listar rapidamente algumas:

  • Divulgação da marca/trabalho/serviço;
  • Engajamento com a audiência (possíveis clientes);
  • Aumento de tráfego para o seu blog/site;
  • Aumento de vendas e do número de clientes.

As redes sociais são uma maneira de garantir que seu trabalho tenha a visibilidade que merece. Não adianta colocar plaquinha na frente da sua empresa e esperar mil clientes. Sim, as redes sociais são a sua principal aliada de divulgação e de comunicação com o seu público. Use-as com responsabilidade e com foco no seu trabalho.

1 – Aumento do reconhecimento de marca/nome/produto/serviço

 Toda a oportunidade que você tem de distribuir seu conteúdo e aumentar sua visibilidade é valiosa. Suas redes sociais são novos canais para a voz e o conteúdo do seu trabalho. Isso é importante porque, simultaneamente, você fica mais acessível para os novos clientes e mais familiar e próximo para os clientes que já te conhecem. Por exemplo, um usuário frequente do Facebook poderia conhecer sobre seu negócio pela depois de esbarrar em uma publicação sua sugerida no feed dele. Ou um cliente sem muito interesse pode se familiarizar melhor com o seu nome depois de ver sua presença em várias redes sociais.

2-Fidelidade dos clientes

De acordo com um relatório publicado pela Texas Tech University, dos Estados Unidos, as marcas que se envolvem nos canais de mídia social conquistam maior fidelidade dos seus clientes. O relatório conclui: “As empresas devem aproveitar as ferramentas que as mídias sociais lhes dão quando se trata de se conectar com o público. Um plano de mídia social estratégico e aberto poderia se tornar influente em transformar os consumidores em clientes leais”.

Leia também:

3- Mais oportunidades para captar clientes

Cada publicação que você faz em uma plataforma de redes sociais é uma oportunidade para os usuários se converterem em clientes. Quando você cria um seguimento, você terá simultaneamente acesso a novos clientes, clientes recentes e clientes antigos, e você poderá interagir com todos eles. Toda postagem no blog, imagem, vídeo ou comentário que você compartilha é uma chance para alguém reagir, e cada reação pode levar a uma visita ao site e, eventualmente, a uma conversão. Nem toda interação com a marca resulta em uma conversão, mas toda interação positiva aumenta a probabilidade de uma eventual conversão. Mesmo que suas taxas de cliques sejam baixas, o grande número de oportunidades que você tem nas mídias sociais é significativo.

4- Maiores chances de conversão

Mostrar seu trabalho nas Redes Sociais pode resultar em maiores taxas de conversão de algumas maneiras distintas. Talvez o mais significativo seja o elemento de humanização, pelo fato de que as empresas se tornam mais humanizadas pela interação nos canais de mídia social. As Redes Sociais são um lugar onde as marcas/empresas podem agir como as pessoas, e isso é importante porque as pessoas gostam de fazer negócios com outras pessoas, não com empresas.

Leia também:

Por onde começar?

Inicialmente, começar a postar seu trabalho nas redes sociais pode parecer um bicho de sete cabeça, principalmente, para quem nunca teve sequer um perfil pessoal no Facebook, por exemplo. Mas a verdade é que essas ferramentas são bem fáceis e intuitivas. O primeiro passo é sempre começar. Se você não tem nenhuma rede social, crie agora um perfil no Facebook e no Instagram!

Com o tempo, você vai descobrir onde seu público está, quais os conteúdos mais interessantes para o seu cliente, quais abordagens chamam mais a atenção. Mas esse tipo de preocupação não deve surgir logo no início. Primeiro, você deve se conectar ao mundo das redes sociais.

Existem infinitas redes sociais, mais do que você pode imaginar, mas as mais populares, no momento, são Facebook e Instagram. Além de serem muito famosas e contarem com muitos usuários, são plataformas que permitem diferentes formas de postagem. Destaquei aqui algumas dicas sobre elas:

Facebook

O Facebook é, com certeza, a maior rede social da atualidade. Com quase 2 bilhões de usuários registrados, ela também é a rede social mais usada no Brasil.

Além disso, também é a mais aproveitada pelas empresas brasileiras — uma pesquisa recente revelou que 97.6% dos entrevistados afirmam usar o Facebook para divulgar seus trabalhos.

O Facebook é uma rede social perfeita para criar comunidades e gerar discussões e engajamento com seu público. Ele é muito usado como uma forma de atendimento ao consumidor, por isso sempre dê muita atenção ao que seus seguidores estão falando sobre seu negócio.

No Facebook, você pode postar textos, fotos, vídeos, fazer lives, Stories, criar grupos e páginas, eventos. Enfim, existem mil ferramentas nesta plataforma e ainda é possível patrocinar anúncios e gerar mais engajamento para sua página e tráfego para o seu site, por exemplo.

Dica fundamental: não use seu perfil pessoal para divulgar sua empresa, produto ou serviço. Dentro da plataforma, crie uma fanpage para esta finalidade, esta é uma das regras da rede social. O Facebook pode simplesmente excluir seu perfil por isso e, assim, você perde muitos seguidores/clientes. 

 

Leia também:

Instagram

O Instagram é uma potência! A rede social foi a que mais cresceu no Brasil em 2016 e hoje é a segunda rede social mais adotada por empreendedores brasileiros. Com mais de 700 milhões de usuários, o Instagram atualmente é responsável por impulsionar o crescimento de diversos empreendimentos.

Dicas básicas do Instagram:

  • As hashtags são essenciais para que seu conteúdo seja encontrado por sua audiência. Use #hashtags relacionadas ao seu conteúdo
  • Instagram Stories, uma forma de se comunicar mais diretamente com seus seguidores;
  • O engajamento é 10x mais alto no Instagram, se comparado ao Facebook;

O Instagram pode ser a porta de entrada para novos clientes e defensores da sua marca. A Rede Social não pára de crescer e sua relevância para a visibilidade dos mais diversos tipos de negócios é indiscutível!

 

Leia também:

Youtube

O Youtube é o rei dos vídeos na internet. Com mais de um bilhão de usuários, a rede social consegue atingir mais pessoas entre 18 e 34 anos que qualquer canal de televisão a cabo dos EUA.

Para empresas que conseguem produzir conteúdo de qualidade, o Youtube é quase um pote de ouro. Afinal, a previsão é de que os conteúdos em vídeo representarão 74% de todo tráfego da internet e eles são mais eficazes em capturar a atenção do usuário para a sua mensagem.

Nesta rede, chave para o sucesso é a qualidade. Seu conteúdo precisa ser atraente e interessante. Manter uma frequência de postagem de vídeos também é importante para o crescimento do canal da sua empresa na rede social.

Ao investir no Youtube, é importante que você se lembre: com tantos vídeos sendo postados todos os dias na rede social, o que você pode fazer para se destacar? 

Leia também:

7 dicas valiosas para começar a postar conteúdo nas redes sociais

1. Conheça seu público

Parece óbvio, mas é o ponto mais importante. Conhecer seu público é essencial para o sucesso da divulgação de qualquer trabalho. Para te ajudar neste processo, criei o Guia Completo para criar o cliente ideal do seu negócioDefinir suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse. 

Saber quem é o seu cliente ideal, o seu público, é fundamental não só para o desenvolvimento de produtos e serviços, mas também para a produção de conteúdo que vai orientar a busca por novos clientes. Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa, é possível utilizar recursos que facilitam o direcionamento dos temas e a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características, é a base para isso.

2. Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Qual é o seu público? Homens? Mulheres? Adolescentes ou crianças? Mães e pais? Quando você define isso, encontrar a forma de falar com essas pessoas fica mais fácil e a mensagem é entendida de maneira clara e certeira. 

Cada profissional ou empresa possui diferentes formas de abordar seus seguidores. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas ‘pessoas’ entende e se identifica com um tipo de linguagem diferente.

Compreenda quem é seu público, a maneira como ele se comunica e como é que você deve abordá-lo. Com isso, você entende se a sua audiência prefere textos, vídeos, memes, desenhos etc.

 

Leia também:

3. Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:

  • O que eu ganho com este conteúdo?
  • Este conteúdo é útil para mim?
  • A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?.

Este exercício parece simples, mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.

Não adianta ficar repostando apenas frases de outras pessoas ou mantras de auto-ajuda. Crie conteúdo com informação, que desperte interesse verdadeiro nas pessoas. Tem várias pessoas fazendo ‘mais do mesmo’, você quer fazer também?

4. Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão e engajar com você.

Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. Busque por novos padrões, layouts diferentes, imagens que chamem a atenção, disponibilize ebooks. Na internet, existem vários programas que te ajudam a editar textos, vídeos e imagens. No Youtube, você pode encontrar muitos tutoriais bem explicativos.

Seus seguidores nas Redes Sociais ficarão felizes de saber o quanto você se importa com eles e se dedica em fazer um trabalho inovador e de qualidade. 

 

Leia também:

5. Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no Instagram, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil profissional. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público.

Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores. Mesmo na internet, as pessoas gostam do ‘contato humano’. 

Algumas empresas levam esta dica tão a sério que criaram personagens para suas páginas. Ótimos exemplos são os perfis da Magazine Luiza no Facebook e da Netflix, famosa por atender os seguidores com atenção e bom-humor. 

6.Tenha objetivos

Imagine uma partida de futebol que não possui traves para delimitar a área do gol? Fica difícil saber para onde chutar a bola, concorda? Da mesma forma devemos considerar a nossa estratégia nas redes sociais.

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido. Qual é o seu objetivo? Por que você está postando no Facebook ou no Instagram, por exemplo? É para ter mais clientes? Para aumentar a visibilidade do seu empreedimento? Melhorar a sua imagem? Aprimorar o relacionamento com os seus públicos?

Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno. Enquanto você não souber de fato quais são os seus objetivos, suas postagens não terão engajamento de verdade.

7.Preste atenção no que está acontecendo

Utilizar de inspiração alguma situação atual, comentar algum evento de importância para sua Persona ou brincar com algum meme famoso do momento são excelentes táticas para criar engajamento com o seu público, por isso é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo.

Tudo pode virar uma postagem importante nas Redes Sociais, então fique atento a tudo. Além disso, observar como a sua audiência está se relacionando com determinado evento é fundamental, pois você pode dar uma bola fora fazendo algum comentário que não seja adequado ou contrário à opinião da maioria do seu público.

Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado. Por isso, é tão importante conhecer bem sua audiência.

 

Leia também:

Vamos começar?

Sair da zona de conforto é sempre o primeiro passo. Pare de dar desculpas e comece a divulgar o seu trabalho de forma massiva nas redes sociais. As pessoas precisam te encontrar, precisam conhecer o seu trabalho, o seu produto, serviço. Seu medo é mais importante do que você tem a oferecer? Sua vergonha é mais importante do que a sua missão? 

No começo, pode ser um grande desafio, mas com dedicação, esforço e calma, essa barreira é facilmente superada. Perceber o envolvimento das pessoas com o seu trabalho vai te gerar ânimo e coragem para seguir em frente. Com o tempo, você se familiariza com as ferramentas e passa a criar conteúdos com formatos diferentes.

Não tenha medo de arriscar, tenha medo da estagnação. Inove, converse com os seus clientes e possíveis clientes. Pense em conteúdos valiosos e que gerem a transformação de quem segue o seu trabalho. Dedique-se verdadeiramente a fazer postagens com informações relevantes, não poste apenas por postar. Lembre-se sempre que você está usando as redes sociais para divulgar seu trabalho, elas são um braço do seu empreendimento. Leve a sério e faça com amor!

Já começou a usar as Redes Sociais como ferramenta de divulgação do seu trabalho?