Crie um espaço de trabalho criativo e produtivo

Quando falamos em escritório, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Um local bem arrumado e cheio de formalidades? Felizmente, essa realidade vem mudando há alguns anos. Escritório já não é mais sinônimo de formalidade e rigidez. Até porque é possível trabalhar e produzir em um ambiente mais descontraído. 

É muito melhor trabalhar em um ambiente agradável e livre para soltar a criatividade. Atualmente, muitas empresas têm investido em ambientes mais leves, onde os colaboradores podem trabalhar no sofá, numa mesa individual ou compartilhada e até mesmo no chão. O importante é ter liberdade para produzir com qualidade.

É importante destacar que liberdade não é sinônimo de falta de regras a serem a seguidas, principalmente no ambiente de trabalho. Aqui, estamos falando de liberdade associada à responsabilidade. 

Já pensou em montar um escritório com sofás e puffs espalhados pelo local? Algumas empresas disponibilizam cozinhas equipadas e até sala de descanso para os colaboradores. 

Home office

O que antes parecia algo impossível e até mesmo inimaginável, está se tornando cada vez mais comum no Brasil e no mundo: trabalhar de casa. Com o avanço da internet é possível resolver qualquer coisa com o computador ou um smatrphone. Com isso, empreendedores, digitais ou não, estão optando cada vez mais por trabalhar em casa mesmo. 

Pra quem tem a opção de trabalhar em home office pode desfrutar da comodidade da casa e de ficar mais tempo com a família. Mas é claro que é preciso tomar alguns cuidados para rotina de trabalho não virar uma loucura. Muitas pessoas têm dificuldade de conciliar as tarefas cotidianas, como arrumar a casa, levar o filhos na escola, resolver problemas pessoais; com as atividades do trabalho. Se não estiver tudo bem organizado, vira uma bagunça!

Também é importante definir bem os horários de trabalhar e descansar. Quem fica em casa pode acabar trabalhando além da conta ou menos do que deveria, afinal, o sofá fica logo ali na sala! A melhor coisa é criar um horário para trabalhar, que pode ser bem flexível.

 

5 dicas para montar um escritório criativo para você

Separei aqui algumas dicas para te ajudar a montar um ambiente de trabalho confortável e simples. O importante é investir em soluções que te ajudem a ter mais criatividade e o foco no trabalho. Vamos lá?

1 – Iluminação e ventilação

Ninguém gosta de trabalhar em um local mal iluminado. Além de atrapalhar no desenvolvimento do trabalho, pode dar sono em algumas pessoas. Por isso, invista numa iluminação de qualidade, se for preciso, coloque mais de um ponto de luz. Se o cômodo tiver uma janela, melhor ainda. Durante o dia, aproveite a luz solar.

Ambientes quentes e fechados também podem incomodar bastante. O calor exagerado por causar mal-estar e interferir no desempenho. Procure ambientes mais arejados. Para ajudar, invista em ar-condicionado ou um ventilador silencioso.

2 – Mesa organizada

Há quem diga que uma mesa bagunçada é reflexo da nossa mente bagunçada. Não sei se é verdade, mas acredito que um local organizado interfere positivamente no desempenho de um trabalho bem feito. Por isso, controle o que fica em cima da sua mesa.

Já reparou que os objetos em cima da mesa atrapalham a concentração? Então não encha seu espaço com muitos objetos decorativos. Uma mesa limpa e organizada é o primeiro passo para o trabalho ser produtivo e agradável de se realizar.

Deixe sempre por perto aquilo que você usa diariamente. Separe um local para canetas, lápis e marca-texto; deixe por perto alguns post-its para anotações, uma agenda ou caderno, livros, computador, relógio.

 

Leia também:

3 – Tenha algo que estimule sua criatividade

Existe uma linha tênue entre o exagero na quantidade de objetos no escritório e os objetos que estimulem a criatividade. O importante é saber dosar. Você pode escolher uma foto que te deixe feliz, uma lembrança de uma viagem marcante, o livro de alguém que te inspira, um quadro com uma frase motivacional.

É muito bom ter algo que te impulsione a trabalhar, a querer conquistar os seus sonhos. Esses objetos podem ser uma âncora, podem te fazer lembrar o porquê do seu trabalho, quais são os seus valores, a sua missão. O legal é colocar esse objeto em um local bem visível. Se bater o cansaço ou desânimo, é só olhar para o objeto.

4 – Tenha privacidade

Essa dica é para quem quer montar um escritório em casa. Se possível, escolha um cômodo em que você possa trabalhar tranquilamente, com privacidade. A movimentação da casa pode atrapalhar sua criatividade e concentração. Converse com a sua família e explique que aquele ambiente é para que você possa trabalhar.

No início, os filhos podem estranhar e querer atenção dos pais, mas é essencial colocar um limite e mostrar que você está trabalhando naquele momento. É difícil, mas com paciência e jeito se consegue. Também tente não misturar os assuntos de casa com os do trabalho. Reserve o home office para o seu trabalho.

Se você for receber clientes em casa ou até mesmo sua equipe de trabalho, o ideal é que o escritório seja em um ambiente reservado. Não é bom receber clientes, por exemplo, em um home office integrado com a sua sala de estar ou até mesmo no quarto.

5 – Invista em bons móveis

Se você está começando no empreendedorismo e tem poucos recursos financeiros para montar seu home office ou até mesmo seu escritório em uma sala empresarial, não se apavore. Comece com o que você tem. Monte o escritório aos poucos.

Mas não pense que móveis de qualidade são bobagem. Imagine passar 8 horas sentadas em uma cadeira desconfortável? E usar uma mesa baixa e sem apoio? Pense nisso como um bom investimento no seu trabalho, no seu negócio.

O escritório não precisa ter móveis planejados ou caros, o importante é ter conforto e praticidade. Invista numa cadeira confortável, numa mesa com altura boa para você, um gaveteiro para organizar documentos e objetos importantes. Pense na sua saúde e bem-estar.

 

Leia também:

Trabalho exige foco

Trabalhar em casa ou em um escritório sem muitas formalidades pode ser muito bom para a criatividade e bem-estar. No entanto, saber separar trabalho de diversão é essencial para alcançar resultados positivos.

1 – Tenha uma rotina

Algumas pessoas simplesmente odeiam a palavra “rotina”. Mas resultados expressivos são consequência de uma rotina bem desempenhada. O pulo do gato está em criar uma rotina que seja boa para você. Se for chata, realmente não ajuda em nada.

Estabeleça atividades que são prioridade e intercale com atividades que te fazem bem. Que tal acordar mais cedo e fazer uma caminhada no parque antes de começar a trabalhar? No meio do dia, pare um pouco e leia um livro que você goste. Converse com pessoas agradáveis. Enfim, monte uma rotina que seja produtiva e benéfica para você.

2 – Tire o pijama

Se você trabalha em casa, resista à tentação de trabalhar de pijamas. Não precisa fazer uma mega produção, uma roupa simples já ajuda. Esse ritual de se arrumar para o trabalho traz mais energia para o seu dia.

A ideia de passar o dia de pijamas em casa trabalhando pode parecer algo incrível, mas acredite: não é! Não é saudável passar o dia com aspecto de sono, de quem acabou de acordar ou está há três dias sem tomar banho. Então, ao acordar, tome um bom banho, escolha uma roupa bacana, tome seu café e vá trabalhar. Assim como se fosse não trabalhasse em casa. 

3 – Evite a televisão

Algumas pessoas preferem trabalhar no sofá, se sentem à vontade, nem que seja uma hora. Isso é bom. Aliás, é muito bom ter a liberdade de trabalhar no lugar que for mais confortável para você. Mas trabalhar em frente à televisão pode não ser muito produtivo. Ela suga sua atenção.

Lembre-se: apesar do conforto e da liberdade, você está trabalhando. Não se distraia com a televisão, por exemplo. Se você não gosta de trabalhar no silêncio, ouça uma música com som ambiente. Além de ser mais tranquila, ajuda a focar no trabalho.

 

Leia também:

Trabalhe com vontade e amor

Mais do que um escritório equipado e bem planejado, o importante é trabalhar com entusiasmo e força de vontade. Um ambiente organizado e confortável será apenas uma mola propulsora rumo aos seus objetivos. 

Quando trabalhamos com o que amamos, com o que acreditamos verdadeiramente, tudo fica mais leve. As dificuldades são superadas e os obstáculos vão ficando para trás. Por isso, trabalhe com amor e motive-se todos os dias.

Quando sua energia começar a cair, lembre-se do seu propósito, dos seus sonhos, dos seus objetivos. Quando bater o desânimo, pare e lembre-se da sua família, dos seus amigos, de quem você ama. Tenha certeza, todo esforço vale a pena!

Já arrumou um cantinho para começar a trabalhar? Me conta aqui nos comentários.